logomarca cybercook

Geléia de Mexerica

Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

  1. Ingredientes
    - 5 quilos de mexerica
    - 5 limões
    - água
    - 2,5 quilos de açúcar
    - água

    Modo de Preparo
    Primeiro dia: Com uma faca afiada, corte as cascas das mexericas e dos limões, sem alcançar a parte branca. Bata no liquidificador com um pouco de água, ou passe pelo moedor, para triturá-las.
    Corte ao meio as mexericas e os limões. Retire e reserve todas as sementes que encontrar (ricas em pectina, substância solúvel em água e gelatinizável, que vai deixar o doce com consistência de geléia) e cubra-as com água (mais ou menos um copo). Deixe de molho até o dia seguinte, em um vidro fechado.
    Em uma panela, exprema as frutas. Junte ao suco as casquinhas trituradas anteriormente. Deixe macerar por 24 horas.

    Segundo dia: filtre o líquido do vidro fechado (o das sementes), que estará um pouco gelatinoso. Junte-o ao líquido da panela. Coloque as sementes num pano, fazendo com elas um pacotinho. Coloque o pacotinho na panela e a panela no fogo. Assim que começar a ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de 3 horas até que boa parte do líquido se evapore e os pedacinhos de casca estejam quase a tocar no fundo da panela. Neste ponto, retire o saquinho com as sementes e junte o açúcar. Deixe o doce cozinhar por mais uns 30 minutos. Reconhece-se o ponto, quando, ao se colocar uma colherinha dele, num pratinho, no freezer, o composto se agrega como geléia. Apague o fogo.

    Depois de uma hora, escalde (esterilize) um vidro vazio , perfeitamente limpo e, enquanto ainda quente, coloque o doce. Tampe..

Vídeo recomendado

Comentários (0)

Doces