Início

Receitas

Peixes e Frutos do Mar

Gumbo de frutos do mar

Gumbo de frutos do mar

diet
sem lactose

0

Tempo de preparo

3h20

Porção

25 porções

Cifrão

Valor por porção

R$16,12

Informação nutricional

Valor nutricional

144,90 kcal

Nézio Valdemar de Freitas Cabral

Receita enviada por Nézio Valdemar de Freitas Cabral

Em 27/12/2008

Ingredientes

Como Fazer

  • 1. Limpe os camarões. Reserve. Limpe a carne de siri, retirando as casquinhas e as cartilagens. Reserve. Lave os quiabos em água corrente, eliminando os cabinhos. Corte os quiabos em pedaços com cerca de 1 cm.

  • 2. Numa panela média (não use a de ferro fundido, pois poderá descolorir o quiabo), aqueça 3 colheres do óleo, em fogo médio. Adicione o quiabo e cozinhe, mexendo freqüentemente, por cerca de 30 minutos. Junte o vinagre e continue o cozimento

  • 3. por mais 10 minutos, até que a baba tenha sumido e que o quiabo esteja ligeiramente dourado. Tire do fogo e reserve. Em uma panela grande e pesada (pode ser de barro), aqueça as 3 colheres restantes do óleo, em fogo médio, por 2 minutos. Acrescente a farinha de trigo e cozinhe em fogo baixo, mexendo sem parar até ficar roxo-escuro.

  • 4. Adicione a cebola, 1 xícara da cebolinha verde, o alho, o pimentão, o salsão e 1 colher da salsinha. Cozinhe, mexendo sempre até que os vegetais fiquem macios e ligeiramente dourados. Junte o tomate, o presunto, o quiabo, o caldo de camarão, as folhas de louro, o tomilho, o molho inglês, o tabasco e o sal. Abaixe o fogo e cozinhe em fervura lenta por 45 minutos. Ajuste o sal, acrescente o camarão, a carne de siri e continue o cozimento por cerca de 8 a 10 minutos. Descarte o louro e polvilhe a cebolinha e a salsinha restantes. Sirva o gumbo quente, sobre o arroz cozido.

Logo Carrefour

Sobraram ingredientes?

Nós te ajudamos a encontrar novas receitas:

Selecione os ingredientes que sobraram:

Recomendamos pra você
Comentários