logomarca cybercook

Homus bi Tahine El Sad - Pasta de grão de bico

Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

Ingredientes (4)



Preparo

  1. 1.
    1. Coloque o grão-de-bico numa tigela e cubra com água. Deixe de molho por no mínimo 4 horas.
  2. 2.
    2. Transfira o grão de bico com a água para uma panela de pressão e cozinhe por 30 minutos. (O tratamento é igual ao feijão )
  3. 3.
    3. Quando o grão-de-bico estiver cozido, retire do fogo. Escorra a água, mas não toda. Uma parte dela será usada para bater com os grãos.
  4. 4.
    4. No processador de alimentos, bata o grão-de-bico da seguinte forma :
  5. 5.
    Divida o grão de bico em 3 partes iguais, e em cada parte adicione aos poucos ( para não temperar muito ) a ponta de uma colher de café com o alho socado, um pouco do suco de limão e 1 colher de sopa de tahine, até obter uma pasta homogênea. Se necessário adicione um pouco da água do cozimento.
  6. 6.
    O ponto da pasta deve ser o de um patê grosso.
  7. 7.
    Passe para uma travessa ou para uma vasilha de plástico com tampa.
  8. 8.
    5. Repita esta operação na 2ª parte do grão de bico. Misture bem com a pasta já batida. Prove e confira o tempero. Deve ser ajustado ao seu gosto com um pouco mais ou menos de cada ingrediente (alho socado, suco de limão e tahine ).
  9. 9.
    6. Ao temperar a última parte adicione o tempero ao seu gosto, para complementar a pasta já batida. Misture bem e passe para a geladeira, por pelo menos 2 horas, para gelar e ficar firme.
  10. 10.
    Sirva com azeite e pão sírio.
  11. 11.
    Pode ficar até 5 dias na geladeira.
Esta pasta árabe de grão-de-bico é a receita certa para começar uma refeição de maneira saudável e saborosa. Ela também pode ser usada de maneiras diferentes, como acompanhamento de aves e peixes. Fica deliciosa sobre fatias de berinjela assada.

Vídeo recomendado

Você pode gostar...

Bisnaguinha Caprese

Bisnaguinha Caprese

Por asileira Massas Alimen

Torradas com Homus

Torradas com Homus

Por CyberCook

Homus

Homus

Por CyberCook

Bisnaguinha Romeu e Julieta

Bisnaguinha Romeu e Julieta

Por Abençoada Jesus

⁠⁠⁠⁠

Comentários (3)

Marta Gonçalves Achiamé

Só tenho uma observação a fazer: "óleo de gergelin - tahine." O tahine não é o óleo de gergelim e sim pasta de gergelim. É que existe também o óleo de gergelim, que é outra coisa.

monica rosenfeld bayer matias

Excelente! Sugiro fazer meia receita, pois rende bastante.

Monica Rosenfeld Bayer Matias

excelente. rende bastante!

Aperitivos e antepastos Alho Cozinha internacional Entradas Homus Receitas salgadas Tahine Pastas e patês Grão de bico Comida árabe Limão Panela de pressão Receitas com Suco de Fruta