1
logomarca cybercook

Iogurte Caseiro

0
Já Fiz

Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

  1. - 1 1/2 litro de leite (preferencialmente de pacotinho e integral)

    - 2 colheres (sopa) de coalho ou de 1 1/2 copo de coalhada fresca ou iogurte prontos (eu prefiro coalhada fresca. O coalho você encontra em lojas de produtos veterinários)

    Em uma panela (pode ser de alumínio, no início) Esquente o leite até um pouco antes de ferver e deixe amornar até chegar a temperatura de 40°C (use termômetro, se tiver). Eu não tenho termometro e uso o método da minha tia: lavo as mãos e coloco o dedinho. Quando meu dedinho consegue suportar o calor, está no ponto. É importante não fazer com o leite muito quente (a temperatura final é 40graus, porque, do contrário vai matar os lactobacilos do iogurte). Retire um copo do leite morno e acrescente as 2 colheres de sopa do coalho ou o copo de coalhada, misture bem e coloque essa mistura no recipiente do leite, mexendo sempre no mesmo sentido (use colher de pau). Transfira para um recipiente que não seja de alumínio. Agora vem o mais difícil: manter a temperatura em cerca de 35/45 graus. Eu envolvo em um cobertor e deixo no forno. De vez em quando, se está muito frio, ligo o forno novamente (mas retire o iogurte e especialmente a coberta!) e coloco de volta a mistura. Pode-se colocar jornal em volta do recipiente, também. Se você fizer durante a noite, certifique-se que esteja calor. Senão, faça durante o dia, controlando a temperatura do forno. Não mexa. Deixe repousando, e movimente o menos possível.
    Pela manhã, retire do forno e coloque na geladeira (nunca no freezer) para resfriar bem. Deve estar com a consistência de iogurte: bem grosso por cima e mais liquefeito em baixo. Caso contrário, ainda não está no ponto. O risco de você novamente provocar o aquecimento, é que deverá consumi-lo mais rapidamente, senão estraga. Você pode aproveitar um copo do iogurte feito em casa para preparar os próximos.
    fica bommmmmmmm...
    Pode também fazer coalhada árabe: aí vai ter que passar tudo por um pano bem fininho (tipo uma redinha de voil ou tecido um pouco menos tramado). Aí, separa o soro da coalhada, e vai ver que ela fica bem durinha, uma delícia. O soro se aproveita: use como substituto de leite ou água em bolos e tortas.

    Ah, não tem nada melhor do que o iogurte feito em casa. É demais e é muito fácil.
    Os únicos cuidados são com a higiene: não prepare ou conserve o iogurte (ou yogurte, como quiser) em vasilhas de alumínio, e lave os utensílios muito bem antes de começar.
    Outra coisa:
    Jamais deixe o leite ferver quando for preparar..
Já Fiz

Vídeo recomendado

Rabanada

Você pode gostar...

Danete Caseiro

Danete Caseiro

Por Daniele

Doce de Figo Caseiro

Doce de Figo Caseiro

Por Darlei Raymundo

Churros Caseiro

Churros Caseiro

Por Aline Fonseca

Comentários (0)

Doces

Iogurte Caseiro