Iogurte Caseiro

Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

  1. - 1 1/2 litro de leite (preferencialmente de pacotinho e integral)

    - 2 colheres (sopa) de coalho ou de 1 1/2 copo de coalhada fresca ou iogurte prontos (eu prefiro coalhada fresca. O coalho você encontra em lojas de produtos veterinários)

    Em uma panela (pode ser de alumínio, no início) Esquente o leite até um pouco antes de ferver e deixe amornar até chegar a temperatura de 40°C (use termômetro, se tiver). Eu não tenho termometro e uso o método da minha tia: lavo as mãos e coloco o dedinho. Quando meu dedinho consegue suportar o calor, está no ponto. É importante não fazer com o leite muito quente (a temperatura final é 40graus, porque, do contrário vai matar os lactobacilos do iogurte). Retire um copo do leite morno e acrescente as 2 colheres de sopa do coalho ou o copo de coalhada, misture bem e coloque essa mistura no recipiente do leite, mexendo sempre no mesmo sentido (use colher de pau). Transfira para um recipiente que não seja de alumínio. Agora vem o mais difícil: manter a temperatura em cerca de 35/45 graus. Eu envolvo em um cobertor e deixo no forno. De vez em quando, se está muito frio, ligo o forno novamente (mas retire o iogurte e especialmente a coberta!) e coloco de volta a mistura. Pode-se colocar jornal em volta do recipiente, também. Se você fizer durante a noite, certifique-se que esteja calor. Senão, faça durante o dia, controlando a temperatura do forno. Não mexa. Deixe repousando, e movimente o menos possível.
    Pela manhã, retire do forno e coloque na geladeira (nunca no freezer) para resfriar bem. Deve estar com a consistência de iogurte: bem grosso por cima e mais liquefeito em baixo. Caso contrário, ainda não está no ponto. O risco de você novamente provocar o aquecimento, é que deverá consumi-lo mais rapidamente, senão estraga. Você pode aproveitar um copo do iogurte feito em casa para preparar os próximos.
    fica bommmmmmmm...
    Pode também fazer coalhada árabe: aí vai ter que passar tudo por um pano bem fininho (tipo uma redinha de voil ou tecido um pouco menos tramado). Aí, separa o soro da coalhada, e vai ver que ela fica bem durinha, uma delícia. O soro se aproveita: use como substituto de leite ou água em bolos e tortas.

    Ah, não tem nada melhor do que o iogurte feito em casa. É demais e é muito fácil.
    Os únicos cuidados são com a higiene: não prepare ou conserve o iogurte (ou yogurte, como quiser) em vasilhas de alumínio, e lave os utensílios muito bem antes de começar.
    Outra coisa:
    Jamais deixe o leite ferver quando for preparar..

Vídeo recomendado

Comentários (0)

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou:

Doces