1
logomarca cybercook

JAVALI Básico

Já Fiz

Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

Ingredientes (13)



Como Fazer

  1. 1.
    Descongele a carne lenta e naturalmente. Lave-a com o suco de limão por meia hora. Em seguida, seque-a cuidadosamente com pano limpo. Coloque a carne em um recipiente de louça ou plástico (nunca de metal) e reserve. Triture e misture rapidamente todos os condimentos (menos a canela e a metade do sal), o azeite de oliva e um copo de vinho branco para cada quilo de carne. Os temperos devem ser reduzidos a pedacinhos, mas sem se liquidificarem completamente. Espalhe a mistura sobre a carne, acrescente a canela e deixe a carne marinando nos temperos por 12 horas, no máximo. Vire-a por algumas vezes durante esse período.
  2. 2.
    Para assar no forno:
  3. 3.
    Escolha uma assadeira de metal, de preferência com tampa. Coloque uma grelha no fundo do recipiente, ou forre com papel-alumínio, com a face brilhante para cima. Coloque a carne e despeje o marinado e o resto do sal sobre ela. Acrescente mais um copo de vinho branco para cada quilo de carne. Tampe a assadeira, ou cubra com papel-alumínio, e leve-a ao forno pré-aquecido a 180-200 graus, por uma hora e meia ou duas horas (dependendo do tamanho da peça). A cada meia hora, umedeça a carne com o molho do fundo da assadeira, tampando novamente a assadeira. Decorrida as duas horas, destampe a assadeira para dourar a carne, pincelando-a com uma mistura de uma parte de azeite de oliva e a outra de limão. Nesse momento pode-se provar o sal. Retire o assado do forno assim que estiver dourado e sirva imediatamente. Os complementos para o prato ficam a gosto de cada um. O criador da receita recomenda couve refogada no alho e azeite, cortada bem fininha, com arroz branco ou integral.
  4. 4.
    Para assar na churrasqueira:
  5. 5.
    Espalhe o sal reservado (metade do total) sobre a carne já temperada e envolva-a cuidadosamente em papel-alumínio, com a face brilhante voltada para dentro. Isso evita que o molho que se forma posteriormente durante o processo de cozimento escorra completamente. Coloque a carne embrulhada sobre uma grelha e deixe assar por uma hora e meia ou duas, a uma distancia média da brasa. Retira o papel-alumínio com cuidado, reservando o molho existente no seu interior para regar a carne quando ela voltar a churrasqueira para dourar.
  6. 6.
    Molho para ser levado a mesa:
  7. 7.
    Transfira o molho formado na assadeira para uma caçarola pequena. Retire a gordura que juntar a sua superfície. Coloque a panela em fogo brando. Quando o molho estiver levemente aquecido, engrosse-o com um pouco de farinha de trigo peneirada. Se desejar, misture ao molho algumas folhas de hortelã, finamente picadas.
Já Fiz

Vídeo recomendado

Smores de Travessa com Maizena Triunfo

Comentários (0)

Carne Churrasco Azeite Alecrim Alho Assados de forno Azeite de oliva Canela Canela em pau Louro Pratos principais Receitas básicas Carne de javalí Carnes exóticas Receitas com Suco de Fruta Vinho branco seco

JAVALI Básico