Leitão à Rancheira (com farofa de carne-seca)

Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

Ingredientes (19)


Acompanhamento


Preparo

  • Limpe o leitão, esfregando um limão sobre sua pele. Lave bem com água, retirando todo o sangue coagulado que possa ter nele. Tempere de véspera com todos os temperos e deixe na geladeira de um dia para outro

Acompanhamento

  • Frite o bacon até que esteja bem sequinho. Junte a cebola e o alho e refogue até que a cebola fique transparente. Junte a carne seca cozida e desfiada e continue a refogar mais uns 5 minutos. Junte a farinha de rosca, tempere com sal e vá mexendo até que a farinha tenha adquirido um tom dourado. Acrescente os ovos picados, a salsa e desligue o fogo. Recheie o leitão ainda cru, costurando depois a barriga com linha e agulha. Leve ao forno pré-aquecido, coberto por papel alumínio por cerca de uma hora ou uma hora e meia. Tire o papel alumínio e deixe em forno a 200 graus por uma hora e, depois no máximo, para dourar. Ao todo, demora umas 3 horas e meia para assar. Decore com ovos cozidos e fatias de limão.

Rendimento: 20 porções

Carne Brasileira Receitas de farofa Alecrim Bacon Carne seca Louro Manjerona Ovo cozido Pimenta calabresa Pratos principais Salsinha Farinha de mandioca Leitão Limão

Comentários (6)

Fiz esta receita hoje. Já havia desistido de repetir os sabores de minha alma. Esta despertou em mim os Natais de minha infância: os cheiros da cozinha de minha avó e gosto saudoso de minha meninice. Obrigada.

Cinco estrelas??? Muito poucas! Queria dar pelo menos 10!

Esse Leitão deve ser maravilhoso. Você, Itaci,é genial!!! Parabéns.Feliz Natal!

Realmente é uma delícia esta receita, vale a pena repetir a dose.

A receita aqui mencionada tem os quantitativos ideais para um bom leitão. Quanto ao sabor não se comenta, é perfeito e se principalmente for pururucado. O que eu apenas acrescentaria no tempero é 1/2 copo de conhaque para retirar tanto a viscosidade, quanto e sensação de saturação da gordura no paladar, assim como fazemos com costelas, rabadas e dobradinhas. Mas está perfeita porque eu já fiz estes pratos.

Embora esteja fora de época, fiz a receita para treinar para o final do ano. Como aqui na região temos dificuldade em encontrar alecrim e mangerona, estes ítens não foram colocados, mas acrescentei algumas pitadas de cominho, junto com a pimenta e todos que provaram "aprovaram".

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: