logomarca cybercook

Massa doce para torta

Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

Ingredientes (6)



Preparo

  1. 1.
    Coloque no processador com as facas de metal a farinha, o açúcar e o sal. Pulse só até misturar. Adicione a manteiga e pulse uma 12-15 vezes, até obter uma mistura parecida com migalhas de pão.
  2. 2.
    Com o processador ligado, acrescente o ovo e o creme de leite. Pulse até a mistura começar a se juntar.
  3. 3.
    Método manual:
  4. 4.
    Misture a farinha, o açúcar e o sal numa tigela ou numa superfície de trabalho. Abra um espaço para os cubinhos de manteiga ou esfregue-os com as mãos até a mistura ficar parecida com migalhas de pão.
  5. 5.
    Bata o ovo e o creme de leite numa tigelinha. Junte-os à mistura usando uma colher de pau.
  6. 6.
    Preparo da massa:
  7. 7.
    Coloque a massa sobre um filme plástico. Achate-a, formando um disco de 18cm de diâmetro e envolva no filme plástico. Leve à geladeira por no mínimo 30 minutos (ou até 48 horas).
  8. 8.
    Unte levemente com os dedos ou pulverize uma forma desmontável de 28cm de diâmetro.
  9. 9.
    Tire a massa da geladeira, remova o filme plástico e coloque-a numa superfície fresca. O ideal é fazer uso de uma pedra de mármore (encontrada em lojas gourmet) porque ela, sendo fria, não deixa a massa amolecer muito rápido. Polvilhe um pouco de farinha nos dois lados da massa.
  10. 10.
    Abra a massa entre duas folhas de filme plástico (ou papel-manteiga) até ela ficar com 3mm de espessura e cerca de 33cm de diâmetro. De vez em quando, levante o filme ou papel e polvilhe um pouco de farinha para não grudar. Se, a qualquer altura do procedimento, a massa ficar mole demais, volte a coloca-la na geladeira até firmar.
  11. 11.
    Retire a folha superior do plástico para transferir a massa para a superfície de trabalho. Polvilhe o rolo com um pouco de farinha e vá enrolando a massa em torno dele, soltando-a da folha de plástico.
  12. 12.
    Cautelosamente, vá desenrolando a massa sobre a forma untada sem apertar. Com os dedos, acomode a massa na borda da forma tomando bastante cuidado para não rasga-la. Dobre o excesso de massa para dentro, de modo a criar uma borda grossa de 5mm de espessura. Se quiser, leve para gelar por mais 30 minutos antes de assar.
  13. 13.
    Preaqueça o forno a 200ºC por aproximadamente 20 minutos, antes de colocar a forma com a massa. Cubra a assa com papel alumínio e encha com pesos de culinária ou feijão cru. Asse-a por 5 minutos, depois diminua a temperatura do forno para 190ºC. Asse por 5-10 minutos ou até ficar firme e dourada.
e uma delicia

Vídeo recomendado

Comentários (2)

dercio ventini

Oi, Nati Porto, a sua receita é muito boa, gostei dos detalhes para o modo de preparo, muitissimo bem explicado, considerando-se que voce tenha 11 anos, como diz, esta de parabens,eu comecei a preparar pratos com minha avó Portuguesa com essa idade, isso ja fazem uns 60 anos.Gostaria de fazer uma observação, vc não precisa colocar as medidas em recipientes (xicaras) e peso, escreva somente uma medida, fica mais facil para entender.PARABENS, continue enviando mais receitas.

Nati Porto

e muito gostoso tente

Doces Tortas doces Sobremesa Creme de leite Sobremesas Geladas Creme de leite fresco Manteiga Manteiga sem sal