logomarca cybercook

Massa para Tacos

Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

Receita originária do México.

Ingredientes (4)


Preparo

  1. 1.
    Coloque a água numa panela e ferve. Adicione o sal e manteiga. Acrescente a farinha de milho em flocos fino, mexe com uma colher e desligue o fogo. Deixe esfriar um pouco. Sove a mistura até formar uma massa homogênea, que dê para trabalhar com as mãos (adicione aos poucos e se precisar, acrescente mais água e farinha de milho, para dar o ponto). Divida a massa em 16 bolinhas tamanho de uma tangerina pequena). Coloque-as entre filme plástico e estique-as com o rolo, até formar um círculo fino de 2 mm. Unte levemente uma frigideira não aderente (ou de ferro) e vire cada tortilla de cada lado (elas devem ficar numa consistência que você possa dobra-las, para formar as taco Shell). Use -as para fazer enchiladas (faça rolos), tacos (meia luas), ou taquitos (rolinhos). Também pode esticar a massa toda entre filme plástico e cortá-la em círculos ( com ajuda de um copo) ou triângulos, para formar tortilla chips. OBS: para deixar no formato de taco Shells, assim que fritá-las dos dois lados, deixe esfriar um pouco e dobre-as ( cuidando pra não "fechar" muito), e deixe esfriar.
  2. 2.
    Se quiser mais crocante, leve ao forno por uns 15 minutos a 200 graus, dobradas e sem rechear.
  3. 3.
    Use o recheio de preferência: frango, carne, peixe mais alface em tirinhas, tomate picado, cheddar ralado, coentro picado. Se fizer enchiladas, após enrolar, coloque num refratário e cubra com queijo tipo prato ou cheddar ralado e molho de tomate. Para taquitos, faca os rolos bem fininhos. Tortilla chips, sirva com uma "salsa" meio ou bem picante.

Rendimento: 16 porções

Vídeo recomendado

Comentários (26)

Leandro

Essa massa deve ser feita somente na hora ou tem um prazo para ser feita? Quanto tempo dura?

Leandro, boa tarde! A massa pode ser armazenada em geladeira, bem fechada por até 3 dias e depois de pronta dura 2 dias. Abraços, Equipe CyberCook

Equipe CyberCook

Nina

Olá! Gostaria de saber se pode fazer a massa um dia antes de fritá-la, e até mesmo se pode-se congelar a massa.

Prezada Nina Bom dia! O ideal é fritar no dia que fizer a massa. Abraços Equipe Cyber Cook

Equipe CyberCook

beto

Tentei fazer tortilha chips hoje, mas foi um desastre... Comprei um saco de farinha fina de milho da Yoki, o problema é q ela não forma uma massa igual a farinha de trigo. A massa parece q não dá liga, fica meio enflocada... Impossível de cortar em triângulos e fritar, como fazemos isso? Não seria melhor usar massa de polenta?

Essa massa realmente fica um pouquinho enflocada mesmo, não muito. Caso esteja achando a massa muito mole, vá adicionando mais farinha aos poucos. E certifique-se de que realmente a farinha é de flocos finos. Para ajudar também vc pode passar levemente o rolo de macarrão sobre o saco de farinha pra reduzir os flocos, assim quando vc adicionar mais farinha à massa já "cozida" terá menos dificuldade.

Euber Ferrari
em 12/03/2013
adolfo siano junior

Antes eu apreciava estes Tacos em feiras de degustação no Paraná, graças a esta receita podemos fazer em casa e diversificar com outros recheios ou combinações.

Andressa Diniz

Para ficarem crocante, deixei a massa bem fina e coloquei alguns minutinhos no forno. Mas foi muito difícil desgudar a massa do papel filme sem quebrar a massa.

Brisa Carter

É realmente difícil desgrudar do plastico. Pode-se tentar abrir no papel manteiga. A dica do forno é muito boa também. (Brisa Carter)

Benivalda Macedo

Vou tentar fazer, eu adoro tacos. obrigado por sua informação!

MARTA S LEITE

Tem o sabor da minha infância (beijo de milho) quando no preparo de farinha de milho. A gente não precisa do monjolo e ainda pode guardar crocante!!!

valentina

Eu queria saber se esse taco vai ficar crocante e se eu posso invez de fritar, assar?

Olá; Sim, pode assar, mas creio que não ficará do mesmo jeito. E sim, o intúito é ficar crocante. Um abraço! Equipe Cyber Cook.

Equipe CyberCook

claudia luciane marques

Nossa muito fácil e gostosa, adorei, uma delicia!

Walter

Não gostei da receita, achei a massa quebradiça e seca, falta instruções. Deixou muito a desejar.

Oi, a verdadeira massa mesmo e quebradiça mesmo.

Bia Araujo
em 27/04/2016
Flavia Parisotto

Pode ser usado a farinha de milho grossa tipo "flocão"? Obrigada pela atenção..

Prezada Flávia Boa tarde! Para essa receita só pode usar a farinha de milho fina. Abraços Equipe Cyber Cook

Equipe CyberCook

Nayara

Tive um pouco de dificuldade pra entender qual era o ponto certo da massa. Porque mesmo quando já está pronta para fritar ela ainda é bem grudenta, descobri isso vendo os comentários só. Acho válido adicionar essa informação pra que os marinheiros de primeira viagem não se batam também. No mais a receita é deliciosa! Muito boa mesmo. Simples e rápida.

Karina

Gostaria de saber se a farinha de milho deve ser utilizada em flocos mesmo ou triturada antes. Obg! Adorei!

Prezada Karina Boa tarde! É melhor triturar antes. Abraços Equipe Cyber Cook

Equipe CyberCook

eimy cassiane ribeiro dos santos

Adorei, é maravilhoso e já comi. Todos devem provar.

Luiz

Gente, estou no México. Que boa essa receita. Tbm tinha experimentado outras que não deram certo mas essa .... ficou divina. Além de ser super fácil de fazer. Não vou mais no Mexicano. RSrsrs. Parabéns equipe do Cyber Cook

Ana Luiza

Oi. Eu gostaria de saber se tem que ser essa manteiga ou pode ser a Qually extra cremosa?

Prezada Ana Boa tarde! Pode utilizar a manteiga de sua preferência. Abraços Equipe Cyber Cook

Equipe CyberCook

George Lira de Carvalho Almeida

Parabéns deu certinho. Finalmente uma receita que deu certo

Kátia Lúcia Cypriano Lopes

parabéns, amei a receita, sou promotora de vendas e trabalho com o sal "garytos" ( tortillas chip´s ) da empresa sequóia e gostaria de saber se vc's tem algum tipo de curso ,pois eu gostaria de conhecer melhor as possibilidades da comida mexicana. aguardo !

Rogério Canovas

Uma delícia essa receita. Para facilitar abrir a massa, mantenha ela molhada com algumas gotas de água morna. Abra sobre uma pedra com o rolo e corte com um forma redonda; para desgrudá-la, passe uma lâmina de faca entre a pedra e a massa, primeiro uma metade e depois outra metade, até que se solte. Durante a fritura, para virá-la sem que se quebre, após de fritado um dos lados, deslize-a sobre uma prato, vire-a na palma da mão e coloque-a na frigideira para dourar o outro lado!

Aperitivos e antepastos Comida mexicana Cozinha internacional Entradas Farinha de milho Manteiga