1
logomarca cybercook

Massas para macarrão

Já Fiz

Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

Ingredientes (15)



Como Fazer

  1. 1.
    À mão:
  2. 2.
    Disponha a farinha numa superfície. Abra um buraco no meio e nele adicione os ovos ligeiramente batidos, o sal e o azeite. Com o auxílio dos dedos, incorpore vagarosamente a farinha com a mistura líquida. Ao término desta etapa, trabalhe a massa que se formará como se fosse uma massa de pão; até ficar bem elástica. Faça uma bola com essa massa e deixe descansar coberta por uma vasilha por 1 h.
  3. 3.
    Com o auxílio de um rolo, abra a massa enfarinhando a superfície sempre que necessário. Deixe com a menos espessura possível; bem fina. Pendure-a num cabo de vassoura e deixe secar por 15 min.
  4. 4.
    Enrole, corte como preferir, solte a massa e coloque-a novamente para secar no cabo de vassoura. Desta vez, de 1 a 2 h.
  5. 5.
    À máquina:
  6. 6.
    Bata a farinha, 1 ovo, o sal e o azeite no processador. Com a máquina ligada, adicione os outros 2 ovos, 1 por vez, para incorporar bem.
  7. 7.
    Depois de homogênea, retire a massa do processador e trabalhe manualmente até ficar bem elástica. Faça uma bola e deixe descansar por 1 h debaixo de uma vasilha.
  8. 8.
    Depois do descanso, enfarinhe a massa e o cilindro, máquina de abrir macarrão. Passe a massa pela máquina. Dobre a massa em 3 e passe no cilindro novamente. Repita este procedimento pelo menos 4 vezes, e diminuindo a abertura da máquina a cada vez que o fizer. O ideal é deixar a massa com 1 mm de espessura.
  9. 9.
    Acabando esta etapa e assim como na massa manual, pendure-a num cabo de vassoura e deixe secar por 15 min.
  10. 10.
    Enrole, corte como preferir, solte a massa e coloque-a novamente para secar no cabo de vassoura. Desta vez, de 1 a 2 h.
  11. 11.
    Preparo:
  12. 12.
    Numa panela grande, ferva a água e salgue-a. Adicione a porção de macarrão que desejar e deixe levantar fervura para começar a contar o tempo. Levará de 1 a 3 min.
  13. 13.
    Escorra o macarrão e faça bom uso dele! =)
OBS: Para uma massa colorida e com um sabor alternativo, você poderá adicionar na mistura da massa 1 col sopa de extrato de tomate, 1 col sopa de tinta de lula, 2 col sopa de espinafre cozido batido no liquidificador, um pouco de açafrão, etc.
Já Fiz

Vídeo recomendado

Pizza de Frigideira

Comentários (0)

Massas Azeite Macarrão Gema de ovo Pratos principais Sem tomate

Massas para macarrão