logomarca cybercook

Massas para macarrão

Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

Ingredientes (15)



Preparo

  1. 1.
    À mão:
  2. 2.
    Disponha a farinha numa superfície. Abra um buraco no meio e nele adicione os ovos ligeiramente batidos, o sal e o azeite. Com o auxílio dos dedos, incorpore vagarosamente a farinha com a mistura líquida. Ao término desta etapa, trabalhe a massa que se formará como se fosse uma massa de pão; até ficar bem elástica. Faça uma bola com essa massa e deixe descansar coberta por uma vasilha por 1 h.
  3. 3.
    Com o auxílio de um rolo, abra a massa enfarinhando a superfície sempre que necessário. Deixe com a menos espessura possível; bem fina. Pendure-a num cabo de vassoura e deixe secar por 15 min.
  4. 4.
    Enrole, corte como preferir, solte a massa e coloque-a novamente para secar no cabo de vassoura. Desta vez, de 1 a 2 h.
  5. 5.
    À máquina:
  6. 6.
    Bata a farinha, 1 ovo, o sal e o azeite no processador. Com a máquina ligada, adicione os outros 2 ovos, 1 por vez, para incorporar bem.
  7. 7.
    Depois de homogênea, retire a massa do processador e trabalhe manualmente até ficar bem elástica. Faça uma bola e deixe descansar por 1 h debaixo de uma vasilha.
  8. 8.
    Depois do descanso, enfarinhe a massa e o cilindro, máquina de abrir macarrão. Passe a massa pela máquina. Dobre a massa em 3 e passe no cilindro novamente. Repita este procedimento pelo menos 4 vezes, e diminuindo a abertura da máquina a cada vez que o fizer. O ideal é deixar a massa com 1 mm de espessura.
  9. 9.
    Acabando esta etapa e assim como na massa manual, pendure-a num cabo de vassoura e deixe secar por 15 min.
  10. 10.
    Enrole, corte como preferir, solte a massa e coloque-a novamente para secar no cabo de vassoura. Desta vez, de 1 a 2 h.
  11. 11.
    Preparo:
  12. 12.
    Numa panela grande, ferva a água e salgue-a. Adicione a porção de macarrão que desejar e deixe levantar fervura para começar a contar o tempo. Levará de 1 a 3 min.
  13. 13.
    Escorra o macarrão e faça bom uso dele! =)
OBS: Para uma massa colorida e com um sabor alternativo, você poderá adicionar na mistura da massa 1 col sopa de extrato de tomate, 1 col sopa de tinta de lula, 2 col sopa de espinafre cozido batido no liquidificador, um pouco de açafrão, etc.

Vídeo recomendado

Você pode gostar...

Como fazer Macarrão - Receita Básica

Como fazer Macarrão Receita Básica

Por o Roque Pricoli Bueno

Macarronada

Macarronada

Por e Oliveira Reis Pires

Macarrão Carbonara

Macarrão Carbonara

Por CyberCook

Salada de Macarrão

Salada de Macarrão

Por CyberCook

⁠⁠⁠⁠

Comentários (0)

Massas Azeite Macarrão Gema de ovo Pratos principais Sem tomate