logomarca cybercook

mil folhas de creme

Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

Ingredientes (7)



Preparo

  1. 1.
    Abrir a massa folhada com 5 mm de espessura e colocar numa assadeira forrada com papel-manteiga. Perfurar a massa, cobrir com outra folha de papel-manteiga e colocar uma assadeira em cima, para fazer pressão e evitar que a massa cresça. Levar ao forno a 190°C (médio) por 15 minutos. Retirar a assadeira e o papel-manteiga de cima e assar por mais 15 minutos, ou até dourar. Deixar esfriar, cortar em tiras, polvilhar com açúcar impalpável e rechear com crème pâtissière.
  2. 2.
    Crème pâtissière:
  3. 3.
    Colocar 800 ml de leite, 230 gramas de açúcar e 1 fava de baunilha (ou 1 colher (chá) de essência de baunilha) numa panela não reativa (inox, porcelana, vidro ou ágata), e levar ao fogo para ferver. Assim que ferver, retirar do fogo e deixar em infusão por pelo menos 15 minutos. Peneirar 60 gramas de farinha de trigo e 30 gramas de amido de milho e misturar com 200 ml de leite até dissolver. Bater essa mistura com 13 gemas (230 gramas) até ficarem esbranquiçadas. Levar o leite de volta ao fogo e, quando ferver, despejar, aos poucos, sobre a mistura de gemas, mexer sem parar. Não esquecer de passar pelo coador fino enquanto despeja. Quando a mistura de gemas estiver totalmente dissolvida, voltar ao fogo e mexer vigorosamente para evitar a formação de grumos. Quando começar a ferver, cozinhar por mais 2 minutos, para eliminar o sabor da farinha e do amido de milho. Despejar imediatamente num recipiente de aço inoxidável, plástico ou vidro e começar o processo de resfriamento. Rende 1 e ½ quilos.

Vídeo recomendado

Você pode gostar...

Broa de Milho da Padaria

Broa de Milho da Padaria

Por Vania Moreno Fernandes

Mil folhas de creme

Mil folhas de creme

Por jeanpierre antoine

Bolo Cremoso de Milharina

Bolo Cremoso de Milharina

Por Cristina L. S. Vicente

⁠⁠⁠⁠

Comentários (1)

Andrea vasques

me lembro que este doce foi um dos primeiros que vendi profissionalmente

Doces Tortas doces Sobremesa Amido de milho Baunilha Fava de baunilha Gema de ovo Massa folhada