Muqueca Capixaba

Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

Ingredientes (19)


Preparo

  1. 1.
    1. Coloque as postas de peixe num recipiente e tempere com sal e o suco de limão. Enquanto prepara os outros ingredientes, deixe o peixe marinando na geladeira. Os ingredientes do pirão e os do peixe podem ser preparados juntos.
  2. 2.
    2. Com uma faca afiada, corte os tomates ao meio e retire as sementes. Pique as metades em pedaços pequenos. Descasque as cebolas e corte cada uma delas ao meio. Em seguida, apóie cada metade numa tábua e corte em cubos. Lave as folhas de coentro, de cebolinha sob água corrente e seque bem. Pique as ervas.
  3. 3.
    3. Leve uma panela grande ao fogo baixo e acrescente o azeite e o óleo de urucum e deixe aquecer. Em seguida, acrescente a cebola e refogue por 2 minutos. Com uma escumadeira, retire metade da cebola e reserve.
  4. 4.
    4. Adicione metade do tomate picado e mexa bem com uma colher de pau. Em seguida, coloque as postas de peixe sobre a cebola e o tomate. Cubra as postas com a cebola reservada e o tomate restante.
  5. 5.
    5. Acrescente o coentro, o sal e o caldo de peixe. Tampe a panela e deixe cozinhar, em fogo baixo, por 10 a 15 minutos, sem mexer. Verifique os temperos e se o peixe está cozido.
  6. 6.
    MODO DE FAZER O PIRÃO
  7. 7.
    1. Numa panela média, leve a tintura de urucum ao fogo baixo. Quando aquecer, adicione a cebola e refogue por 2 minutos.
  8. 8.
    2. Acrescente o tomate e refogue por mais 1 minuto.
  9. 9.
    3. Junte o caldo de peixe e os temperos restantes e deixe o caldo ferver.
  10. 10.
    4. Em seguida, acrescente a farinha de mandioca aos poucos, mexendo com uma colher de pau sem parar.
  11. 11.
    5. Ajuste os temperos e sirva bem quente.
A moqueca capixaba é muito saborosa e, nesta receita, você já aprende a fazer o pirão para acompanhá-la. Aproveite que alguns ingredientes são usados nas duas preparações.

Vídeo recomendado

Comentários (1)

Marcelo Paiva

Para ficar "10", a panela de barro capixaba, comprada das Paneleiras de Vit?ria, d? o toque especial no preparo e na apresentação.

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou:

Peixes e frutos do mar Azeite Alho Azeite de oliva Badejo Caldo de peixe Coentro Pratos principais Receitas de moqueca Receitas de peixes Urucum Farinha de mandioca Limão Receitas com Suco de Fruta Cebolinha