Muqueca Mista da Tia Marcia

Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

Ingredientes (14)


Preparo

  • 1. Untar uma panela de barro (grande) com o azeite de dendê, dispor na panela, tanto
  • 2. o peixe como os demais ingredientes de forma que consigamos formar duas camadas
  • 3. intercaladas de cada um, ou seja: cebola, pimentão, tomate, peixe (já deixado no tempero de sal, quento(galhos inteiros) e limão, por pelo menos 2 horas), camarão e mexilhão. Repetir a sequencia até utilizar toda a quantidade.
  • 4. A cada camada formada, regar com azeite de oliva, salpicar urucum e colocar os galhos
  • 5. inteiros do quento. Colocar a panela tampada para cozinhar em fogo moderado, mão mexer
  • 6. mais nos ingredientes dentro da panela, conforme o cozimento ele criará bastante caldo, que normalmente retiro um pouco para poder usá-lo no pirão de camarão, quando estiver quase no ponto desejado de cozimento, retire os galhos do quento e adicione o leite de côco, de forma que ele se integre ao molho e regue um pouco toda a muqueca com o caldo com leite de côco, coloque as azeitonas portuguesas por cima e tampe novamente a panela de barro, deixe por aproximadamente uns 15 min, para poder apurar o gosto do leite de côco.
  • 7. Tirar do fogo direto para a mesa.
Na verdade essa receita eu criei fazendo uma mistura das muquecas capixaba e baiana.

Tempo de preparo:

Tags:

Peixes e frutos do mar Camarão Azeite Azeite de oliva Azeitona Badejo Leite de coco Peixe Pintado Pratos principais Receitas de moqueca Receitas de peixes Surubim Urucum Azeite de dendê Limão Mexilhões Azeitona portuguesa

Comentários (1)

Amiga que não gosta de peixe e frutos do mar em geral, após ter provado apenas por educação, repetiu duas vezes e ainda perguntou quando eu iria fazer novamente.

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: