1
logomarca cybercook

Ovo de Páscoa rabiscado

1
Já Fiz

Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

Ingredientes (2)



Como Fazer

  1. 1.
    1. Sobre uma tábua, pique o chocolate ao leite em pedaços pequenos com uma faca afiada. Reserve.
  2. 2.
    2. Limpe a tábua e faça o mesmo com o chocolate branco.
  3. 3.
    3. Para derreter os chocolates, há dois métodos: usando o microondas ou em banho-maria. Ensinaremos os dois para você escolher o seu preferido.
  4. 4.
    4. Divida o chocolate branco em 3 porções. Coloque 2 porções de chocolate numa tigela refratária. A porção restante deverá ser colocada em outra tigela refratária.
  5. 5.
    5. Leve a porção maior de chocolate branco para derreter em banho-maria. Para fazer o banho-maria, leve uma panelinha com um pouco de água ao fogo médio. Quando começar a ferver, abaixe o fogo e encaixe a tigela refratária com chocolate sobre a panela. A água não deve encostar no fundo da tigela, pois o calor do vapor é suficiente para derreter o chocolate. Mexa o chocolate com uma espátula. Assim que derreter, retire a tigela da panela com cuidado para não se queimar.
  6. 6.
    6. Acrescente o restante do chocolate branco e mexa até dissolver todos os pedacinhos. Este processo chama-se "temperar" e é fundamental, pois mantém o brilho, a capacidade de contração e a resistência ao calor do chocolate. Esta etapa evita que o ovo derreta posteriormente.
  7. 7.
    7. Pegue um saco de confeitar com bico liso. Escolha um bico que seja o mais fino possível. Com a ajuda de uma colher, coloque o chocolate branco dentro do saco de confeitar.
  8. 8.
    8. Segure a fôrma do ovo com uma das mãos e, com a outra, segure o saco de confeitar.
  9. 9.
    Com o bico a 10 cm de distância da fôrma, aperte o saco de confeitar, fazendo movimentos de vaivém, para criar rabiscos no interior das cavidades.
  10. 10.
    9. Passe uma espátula, ou uma faca sem serra, na superfície da fôrma, para retirar o excesso de chocolate das bordas.
  11. 11.
    10. Leve a fôrma à geladeira, com a superfície plana voltada para cima, e deixe resfriar por 5 minutos.
  12. 12.
    11. Enquanto a fôrma resfria, derreta o chocolate escuro. Separe o chocolate em 3 porções iguais. Coloque 2 porções de chocolate numa tigela refratária. Com uma faca afiada, pique a porção restante em pedaços bem pequenos e coloque em outra tigela.
  13. 13.
    12. Leve o refratário com as 2 porções de chocolate ao forno de microondas por 40 segundos, em potência alta.
  14. 14.
    13. Em seguida, retire o recipiente do microondas. Com uma espátula, misture o chocolate até ficar homogêneo.
  15. 15.
    14. Adicione a porção de chocolate picado no recipiente com o chocolate derretido e misture até que todos os pedaços derretam. Este processo chama-se "temperar" e é fundamental, pois mantém o brilho, a capacidade de contração e a resistência ao calor do chocolate. Esta etapa evita que o ovo derreta posteriormente.
  16. 16.
    15. Retire a fôrma da geladeira. Segure a fôrma com uma das mãos e coloque 3 colheres (sopa) de chocolate derretido dentro de cada buraco.
  17. 17.
    16. Com a própria colher, puxe o chocolate do centro para as bordas, cobrindo toda a cavidade da fôrma. Faça isso rapidamente para que o chocolate branco não derreta.
  18. 18.
    17. Sobre a tigela de chocolate derretido, vire a fôrma para baixo para que o excesso escorra.
  19. 19.
    18. Vire a fôrma novamente para cima e passe uma espátula, ou uma faca sem serra, na superfície, retirando o excesso de chocolate das bordas.
  20. 20.
    19. Coloque a fôrma, com a superfície plana voltada para baixo, sobre uma tábua coberta com papel-alumínio. Leve à geladeira e deixe resfriar por 5 minutos.
  21. 21.
    20. Em seguida, retire a fôrma da geladeira e repita todo o procedimento mais duas vezes. No total, serão três camadas de chocolate.
  22. 22.
    21. Após a terceira camada, deixe a fôrma por cerca de 10 minutos na geladeira, com a superfície plana virada para baixo.
  23. 23.
    22. Espere até que o ovo se desprenda da fôrma. Observe as bolhas que se formam.
  24. 24.
    23. Se ovo não se desprender da fôrma nesses 10 minutos de geladeira, deixe-o fora da geladeira sobre a tábua forrada com papel-alumínio. Ele se desprenderá sozinho.
  25. 25.
    24. Depois que o ovo se desprender da fôrma, deixe secar por cerca de 12 horas, num ambiente seco e arejado.
  26. 26.
    25. Após a secagem completa do ovo, embrulhe cada metade com papel-chumbo, próprio para chocolate. Alise o papel-chumbo, passando delicadamente um pano sobre o ovo.
  27. 27.
    26. Recheie o ovo com bombons de sua preferência, junte as metades e finalize com papel celofane. Amarre uma fita, fazendo um laço. Guarde em ambiente seco e arejado.
Você vai precisar de uma fôrma para ovo de Páscoa de 250 g, papel-alumínio para forrar e papel-chumbo para embrulhar.
Já Fiz

Vídeo recomendado

Ovo de Páscoa na Travessa

Comentários (1)

Cleomar Benfica

Aqui no Panelinha você aprende como fazer o seu próprio ovo de Páscoa. Nesta versão, ele fica todo riscado com chocolate branco, até o coelhinho vai morrer de inveja.

Doces Chocolate Chocolate ao leite

Ovo de Páscoa rabiscado