Paçoca de Carne-Seca

Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

Ingredientes (5)


Preparo

  1. Corte a carne seca, em retângulos, no sentido das fibras, e lave bem. Deixe de molho de véspera, trocando a água algumas vezes, para dessalgar. Se ainda estiver salgada, afervente, por alguns minutos. Escorra. Em óleo quente, refogue a cebola e o alho, até a cebola murchar. Acrescente a carne seca e refogue, por alguns minutos. Retire, com uma escumadeira, a carne frita, e descarte a gordura. Coloque a carne seca junto com a farinha de milho, em um pilão de madeira, e pile até que a carne fique desfiada. Dica: Substitua o tradicional pilão, pelo processador ou pela máquina de moer. Essa paçoca pode ser usada como farofa (ou farofia, como diziam os tropeiros).

Rendimento: 6 porções

Vídeo recomendado

Comentários (9)

tania teixeira da silva

gostei da receita vou fazer.

Helena Iutaka

Gostaria de saber onde entra a farinha do ingrediente. Coloca-se a farinha crua? Quando?

cesar garrido

A carne é pilada com a farinha?

sylvia Oliveira de Carvalho

Eu faço essa receita, fica muito boa. Só que, depois de fritar a carne, eu bato no liquidificador com a cebola e depois misturo a farinha de mandioca.

hosana nunesho

Adoro paçoca de carne seca só que lá no interior do ceará a gente fazia com a farinha de mandioca. É muito boooommm, mas essa deve ser muito gostosa com certeza!! Parabéns

jerry

Se temperar com cebola e alho durante a fritura, em vez de socar a cebola junto com a carne, a paçoca dura muito mais

roberta souza

A cebola deve está picadinha e a farinha amarela dá um sabor melhor, mesmo assim sua receita está ótima!

Petronilo Pereira Filho

Aqui, no sertão da Paraíba, minha mãe assava a carne na brasa para depois pilar e refogar a farofa na manteiga de garrafa. Quando não assava, fritava na manteiga de garrafa e depois pilava com cebola rôxa. A gente comia no lanche, acompanhado de rapadura. Ah, que saudades! Ainda tenho o pilão de mais de um século.

cinthia paulasilveirare

Comprei um pilão para fazer esta receita. Valeu a pena!

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou:

Carne Brasileira Festa Junina Carne seca Farinha de milho Pratos principais Óleo de soja Centro oeste Culinária brasileira Paçoca de amendoim