logomarca cybercook

Panetone

Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

Ingredientes (25)


Preparo

  1. 1.
    Massa Biga:
  2. 2.
    Numa tigela misture a farinha de trigo, a água e o fermento biológico e deixe descansar em temperatura ambiente por 24 horas.
  3. 3.
    Reserve.
  4. 4.
    Esponja:
  5. 5.
    Numa tigela misture a farinha de trigo, o fermento para pão e a água e deixe a massa descansar por 30 minutos. Reserve.
  6. 6.
    Panetone:
  7. 7.
    1º - Numa tigela coloque a farinha de trigo, o leite em pó, o açúcar, a massa biga e as gemas e misture bem com auxílio das mãos.
  8. 8.
    2º - Junte a esponja preparada e a essência de panetone ou raspa de laranja e limão e o sal. Misture novamente a massa até formar uma bola seca.
  9. 9.
    3º - Neste momento transfira a massa para uma mesa (de preferência de mármore) e junte a manteiga. Sove a massa até ficar lisa e um pouco pegajosa.
  10. 10.
    4º - Adicione o recheio de sua preferência e misture delicadamente para agregar todo o recheio a massa.
  11. 11.
    5º - Porcione em 550 g ou 100 g e deixe descansar por 30 minutos.
  12. 12.
    Depois deste tempo, pressione a massa com as mãos e boleie-a.
  13. 13.
    6º - Colocar nas fôrmas próprias para panetone e levar para fermentar na geladeira de um dia para o outro. Retire da geladeira e espere a massa crescer dentro das fôrmas por mais ou menos 1 hora.
  14. 14.
    - Para um panetone com brilho: Pincele ovos, faça um X em cima da massa de panetone, coloque um pedaço de manteiga e leve ao forno pré-aquecido a cento e setenta graus, por cerca de 40 minutos.
  15. 15.
    - Para um panetone opaco: leve ao forno pré-aquecido a cento e setenta graus, por cerca de 40 minutos.
  16. 16.
    - Para um panetone com cobertura: coloque a cobertura de merengue e leve ao forno pré-aquecido a cento e setenta graus, por cerca de 40 minutos.
  17. 17.
    7º - Espere esfriar e sirva.
  18. 18.
    Cobertura de merengue:
  19. 19.
    Numa batedeira bata as claras em ponto de neve. Depois adicione o açúcar de confeiteiro e bata até a consistência de merengue.
  20. 20.
    Desligue a batedeira e incorpore a castanha de caju picada grosseiramente.
BIGA - difere da massa fermentada por não conter sal em sua preparação. Assim como a massa fermentada é um pré-fermento mais firme. A biga é normalmente feita para ser usada especificamente como pré-fermento. Como é feita sem adição de sal, que é um controlador da fermentação, a biga é feita com uma quantidade menor de fermento. Não havendo o sal, o fermento não encontra nenhuma restrição para digerir todo o açúcar disponível. Usar menos fermento é melhor porque queremos obter o máximo de sabor proveniente do trigo. Os sabores do pão são provenientes do grão e não do fermento. Neste sentido a biga deve ter no máximo 0,5% de fermento em relação à farinha.

Vídeo recomendado

Comentários (2)

alexandre

ainda não fiz a receita,mas pelos comentários deve ser bom!

DENILSON MESQUITA

SHOW DE BOLA ESSA!!! ADOREI DE PAIXÃO!!!

Receitas de Natal Paes Paes doces Castanhas Chocolate Clara de ovo Frutas cristalizadas Gema de ovo Laranja Receitas de panetone Uva passa Castanha de caju Açúcar de confeiteiro Amêndoas Receitas de pão Essência de Panetone