logomarca cybercook

Pão de Aveia

Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

Ingredientes (8)



Preparo

  1. 1.
    Ferva duas xícaras (chá) de água. Junte a Aveia, a manteiga, o mel e o sal. Deixe amornar e acrescente o fermento já dissolvido em meia xícara (chá) de água morna. Acrescente os ovos e a farinha de trigo, misturando bem. Coloque a massa numa tigela untada com manteiga, cubra com filme plástico e coloque deixe-o dobrar de volume em lugar abafado (cerca de 30 minutos). Sove a massa com a ponta dos dedos por cerca de 5 minutos para remover o ar. Se necessário, coloque mais farinha, apenas para poder modelar os pães, pois a consistência da massa deve ser elástica e mole. Divida a massa em duas partes e modele os pães numa superfície bem enfarinhada, de maneira que caibam nas fôrmas. Unte com manteiga duas fôrmas de bolo inglês com 1 litro de capacidade (22 x 9 x 6 cm) e coloque os pães. Cubra-os novamente com um pano e deixe-os crescer em local quente por cerca de 40 minutos ou até dobrarem de volume. Asse-os em forno médio alto (200°C) preaquecido por cerca de 40 minutos.
  2. 2.
    Dicas
  3. 3.
    Para que a massa cresça bem, é necessário deixá-la descansar em locais abafados, quentes, como próximo ao fogão ou dentro do forno desligado. Ao adicionar o fermento, certifique-se de que a água não esteja muito quente. A alta temperatura 'mata' a levedura responsável pelo crescimento da massa.
  4. 4.
    Congelamento
  5. 5.
    Para congelar, embale o pão já frio com filme plástico para uso culinário, etiquete e leve ao freezer ou duplex por até 3 meses. Para descongelar, deixe o pão por cerca de 1 hora em temperatura ambiente. Para obter um resultado ainda maior, leve-o ao forno baixo (150°C) por cerca de 10 minutos, apenas para aquecer.
  6. 6.
    Rendimento : 2 pães

Vídeo recomendado

Comentários (0)

Paes Aveia Aveia em flocos Receitas de pão