Pão de centeio dos pioneiros

Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

Ingredientes (14)



Preparo

  • 1. Para fazer o "começo", junte todos os ingredientes. Cubra a massa com plástico untado e ponha num lugar aquecido. Trabalhe levemente a massa por 3 dias, adicionando um pouco de água morna se começar a secar. O "começo" estará pronto para o uso depois do terceiro dia, mas pode ser mantido na geladeira por 7 dias, se necessário.
  • 2. Na véspera de assar, use uma tigela grande e amornada para misturar as farinhas, o sal e metade das sementes. Faça um buraco no centro e junte o "começo". Acrescente a maior parte da água e mexa. Vá derrubando a farinha dos lados sobre o líquido. Cubra com filme plástico untado e deixe passar a noite em lugar aquecido.
  • 3. No dia seguinte, trabalhe muito bem a massa. Quando ficar lisa e elástica, forme um pão oval. Cubra-o frouxamente com filme plástico untado e deixe crescer por 1-1 e 1/2 h numa assadeira, em lugar aquecido.
  • 4. Pincele o pão com o leite e polvilhe com o resto das sementes. Coloque uma tigela refratária com água no forno e asse o pão por 50 minutos.

Tempo de preparo:

Tags:

Paes Centeio Cominho Farinha de centeio Erva doce Receitas de pão

Comentários (0)

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: