1

Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

logomarca cybercook

Pão de centeio dos pioneiros

Já Fiz

Ingredientes (14)

Como Fazer

  1. 1.
    Para fazer o "começo", junte todos os ingredientes. Cubra a massa com plástico untado e ponha num lugar aquecido. Trabalhe levemente a massa por 3 dias, adicionando um pouco de água morna se começar a secar. O "começo" estará pronto para o uso depois do terceiro dia, mas pode ser mantido na geladeira por 7 dias, se necessário.
  2. 2.
    Na véspera de assar, use uma tigela grande e amornada para misturar as farinhas, o sal e metade das sementes. Faça um buraco no centro e junte o "começo". Acrescente a maior parte da água e mexa. Vá derrubando a farinha dos lados sobre o líquido. Cubra com filme plástico untado e deixe passar a noite em lugar aquecido.
  3. 3.
    No dia seguinte, trabalhe muito bem a massa. Quando ficar lisa e elástica, forme um pão oval. Cubra-o frouxamente com filme plástico untado e deixe crescer por 1-1 e 1/2 h numa assadeira, em lugar aquecido.
  4. 4.
    Pincele o pão com o leite e polvilhe com o resto das sementes. Coloque uma tigela refratária com água no forno e asse o pão por 50 minutos.

Por: Suzana Souza de Mello

Você pode gostar...

Massa de Pão de Ló

Por Carolina Entringer

Pão Caseiro

Por Maria Cristina

Pão de farinha de centeio

Por Silvana Silveira

Pão de Ló

Por Cybercook

Comentários (0)

Paes Centeio Cominho Farinha de centeio Erva doce Receitas de pão

Pão de centeio dos pioneiros