1

Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

logomarca cybercook

Pão de Cristo

Já Fiz

Ingredientes (8)

Como Fazer

  1. 1.
    Pegar 1/3 do fermento (ver abaixo como fazer) e colocar o litro de água, as 4 colheres de açúcar, 4 colheres de farinha de trigo e o sal numa bacia. Sem mexer nos ingredientes, cubra-os com um pano branco. Reserve.
  2. 2.
    No dia seguinte, pela manhã, mexer a mistura reservada no dia anterior com uma colher de pau e voltar a cobri-la .
  3. 3.
    A tarde dividir o liquido em tres partes iguais. Passar duas partes para duas amigas e na parte restante acrescentar os ovos batidos rapidamente, 1 xícara de óleo, as 7 colheres de açúcar e a farinha de trigo. Amasse e, enquanto amassa, faça um pedido a Cristo Depois de Amassado cubra novamente com o pano branco e reserve
  4. 4.
    No dia seguinte, pela manhã, faça os pãezinhos (se forem pequenos rendem 20 unidades) Coloque-os na assadeira levemente untada, cubra com pano branco e deixe-os crescer Se a manhã estiver quente, ás 13 horas os pães estarão crescidos. A tarde verifique se os pães já estão bem fofinhos e leve-os ao forno para assar.

Fermento

1400 ml de água

8 colheres (sopa) de açúcar

8 colheres (sopa) de farinha de trigo

2 colheres (chá) de sal

 

Esta é a preparação do fermento inicial:

1o. Dia:

Misturar 1 litro de água, 4 colheres de açucar, 4 de farinha de trigo e uma colher de sal em uma vasilha de plastico ou vidro cobrir com pano e deixar por 3 dias sem mexer em um lugar seco (observar fermentação, vão aparecer bolhas)

3o dia acrescentar 400 ml de agua, 4 colheres de açucar, 4 farinha de trigo e uma colher de sal, cubra de novo deixe por mais dois dias.

A fermentação depende do dia, se estiver quente fermenta mais rapido, não ultilize nada de metal para mexer a massa.

No quinto dia pela manha mexa o fermento divida em 3 partes iguais com uma parte faça o pão, a segunda de para alguem e a terceira use para fazer outro pão.

 

Não utilizar nada de metal para fazer a massa, pode colocar frutas cristalizadas para fazer o pão. Nota do CyberCook: Esta receita, além de ter um componente de fé, traz para a sua cozinha o sentido da amizade e do companheirismo através da arte de fazer pães, pois o princípio do fermento é exatamente este. Usamos normalmente fermentos comprados prontos mas a fermentação foi descoberta assim, com um pedaço de massa de farinha com água deixada por alguns dias sem assar, percebeu-se que, ao "azedar" ela crescia fazendo o pão ficar bem mais macio. Para armazenar este fermento é necessário alimenta-lo diariamente com 2 colheres (sopa) de farinha de trigo, 4 colheres (sopa) de água e 1 colher (sopa) de açúcar. Misture bem e após 1 hora está pronto para uso. Este fermento pode durar anos, desde que seja seja alimentado todos os dias.

Por: Paula Domingues Dos Santos
Rendimento: 60 porções

Vídeo recomendado

Pão Segura Marido

Comentários (1)

Magali Barbosa

Amo as receitas deste site a anos. Já fiz várias com sucesso, mas não achei a receita de Pão de Cristo bem explicada. O fermento (1/3) , se alimentado diariamente, no fim de uma semana eu teria uma massa extremamente dura. A própria receita está confusa. Atenciosamente magalio

Paes Brasileira Paes com e sem recheio Culinária brasileira Receitas de pão

Pão de Cristo