Pão de Ló

Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

Ingredientes (6)



Preparo

  • 1. Pré-aqueça seu forno à temperatura de 180º C.
  • 2. Unte muito bem uma fôrma retangular de 45 cm de comprimento e cerca de 5 cm de profundidade com manteiga ou margarina, e forre o fundo com papel-manteiga. Unte o papel-manteiga com a manteiga ou margarina e farinha de trigo.
  • 3. Misture bem a farinha de trigo e o fermento químico com a ajuda de um batedor de ovos ou com uma colher. Separe.
  • 4. Misture os ovos inteiros com o açúcar e bata em batedeira profissional ou semi profissional (com movimento planetário) por 10 minutos em velocidade média-alta. Após esse tempo, a mistura deverá aumentar bastante de volume e engrossar, ficando quase como um merengue mole.
  • 5. Adicione a essência de baunilha, se estiver usando, e bata por alguns segundos em velocidade média.
  • 6. Com uma espátula grande ou colher de pau, incorpore lentamente a mistura de farinha de trigo e fermento aos ovos batidos, em três etapas (adicione um terço da farinha, misture, e assim por diante).
  • 7. Quando não puder mais ver grumos de farinha, adicione o leite quente em duas etapas, misturando com cuidado a cada adição. Não misture mais que o necessário para homogenizar a massa.
  • 8. Quando a massa estiver homogênea, deite-a imediatamente na fôrma untada, nivelando-a com a ajuda de uma espátula ou colher de sopa.
  • 9. Asse a 180º C durante 30 a 35 minutos, ou até o topo ficar ligeiramente corado e um palito de dente enfiado no meio do bolo sair completamente limpo.
  • 10. Retire do forno de deixe esfriar por 5 minutos e desenforme. Prepare o bolo como quiser, podendo cortá-lo e recheá-lo da forma que preferir.
Todos os ingredientes, exceto o leite, devem estar à temperatura ambiente - especialmente os ovos; se estes estiverem muito gelados, não baterão bem e a mistura não incorporará ar o suficiente, resultando num pão-de-ló murcho e duro. Essa receita de pão de ló é um pouco diferente por fazer uso de grande quantidade de fermento químico para auxiliar a massa a levantar, ao invés de depender exclusivamente do ar incorporado aos ovos, que é a técnica tradicional. Isso ajuda na estabilidade da receita, tornando-a mais confiável. Se quiser, poderá substituir a fôrma retangular por suas fôrmas redondas de 23-25 cm, preparadas da mesma forma, lembrando que elas devem ser altas o suficiente para que, ao pô-las no forno, haja uma folga de aprox. 2 dedos de altura entre o nível da massa e a borda da forma, para não transbordar. Pede-se uma batedeira planetária porque este modelo é o único capaz de bater os ovos e o açúcar de modo a incorporar o ar necessário e estabilizar sua estrutura. Utilizar uma batedeira comum não é recomendado, pois é bastante difícil alcançar o resultado desejado com tal modelo.

Tempo de preparo: 1 hora
Rendimento: 12 porções

Tags:

Bolos Brasileira Bolos com recheio ou cobertura Baunilha Doceria Sudeste Receitas de pão de ló

Comentários (0)

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: