Pastelão de legumes e frango do tio zéca

Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

Ingredientes (38)



Preparo

  1. 1.
    Numa panela, de preferência com Teflon, despeje o Azeite, acrescente a Cebola, o Alho, o Louro e o Presunto. Dê um ligeira fritura, em fogo médio, até alourar a cebola. Acrescente agora o Tomate e o Molho . Mexa por aproximadamente 1 minuto e junte a Galinha, com a mistura liquida, e o Pimentão. Misturar tudo bem e deixe ferver, agora em fogo baixo, por cerca de cinco minutos.
  2. 2.
    Junte então a Pimenta desejada, a Berinjela, a Salsa e a Cebolinha, o Orégano e o Molho Inglês e um pouco de água – deverá ficar só úmido, sem encharcar. Mexa e deixe levantar fervura por um minuto.
  3. 3.
    Desligue o fogo.
  4. 4.
    Nessa mesma panela, se tiver capacidade para tanto – ou então utilize qualquer outro recipiente – vá juntado, os legumes cozidos que estavam reservados, a Maçã, as Azeitonas e a Noz Moscada. Misture tudo muito bem. Agora bata os ovos e junte, reservando uma pequena porção para pincelar a tampa do pastelão.
  5. 5.
    Misture tudo muito bem.
  6. 6.
    Acrescente o Queijo. Misture tudo muito bem. Confira o Sal. Numa forma Pirex redonda, após ser untada com manteiga, coloque a rodela de massa e ajeite-a para fechar o melhor possível as bordas. Despeje os ingredientes até ficarem ao nível das bordas e cubra com a rodela (Tampa) da massa. De umas picadas na massa para ajudar o vapor a sair. Passe manteiga por cima e pincele com o ovo. Espalhe uma porção de açúcar por sobre o ovo, é excelente no sabor final. Vai ao forno a 200º até ficar bem douradinho. Sirva, preferencialmente, frio, ou geladinho se for Verão
  7. 7.
    As sobras do recheio – que deverão ter – leve ao fogo e deixe cozer, em fogo baixo, por uns 7 a 10 minutos. É excelente para fazer Sanduíches ou...para comer assim mesmo.
Não existe, portanto, uma romantica origem para este prato. Realmente ele apareceu para me livrar de uma boa porção de galinha assada que havia sobrado de uma festa de familia. Hoje - engraçado - de vez em quando, compro uma parte de galinha já assada unicamente para fazer o Pastelão.

Vídeo recomendado

Comentários (1)

Jose Pereira

Este prato surgiu num aproveitamento de sobras de frango assado. Como desejava uma receita que não necessitasse de nenhum outro acessório de acompanhamento, criou-se o Pastelão. Talvez uma simples salada de alface, se vc. gostar, vai bem.

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou:

Frango Receitas de pastel Aves Legumes Tortas salgadas Azeite Berinjela Salgadinhos Lanches Receitas com abobora Receitas com caldo Caldo de carne Alho Azeitona Batata doce Champignon Ervilha Galinha Gengibre Laranja Nabo Receitas salgadas Catupiry Pimentão vermelho Requeijão culinário Cebolinha