Pastíccio

Pastíccio

Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

Ingredientes (12)


Preparo

  • 1. Refogue o alho e a cebola em uma boa porção de azeite. Misture a carne, acrescente sal e refogue-a até ficar macia.
  • 2. Tire a pele e a semente dos tomates, pique-os em cubos pequenos e acrescente à carne refogada. Deixe cozinhar por 30 minutos ou até o tomate desmanchar, acrescente o Baharat, incorpore-o, desligue o fogo, tampe a panela e reserve. O molho deve ficar sequinho, sem muita água.
  • 3. Derreta a manteiga juntamente com um fio de azeite para não queimá-la. Acrescente a farinha de trigo e frite-a por 2 minutos, acrescente o leite aos poucos, mexendo sempre para não empelotar. Coloque metade do parmesão e cozinhe por 10 minutos até perder o gosto da farinha. Desmanche as gemas com um garfo, abaixe o fogo da panela e acrescente-as vagarosamente, incorporando-as. Acerte o sal e desligue o fogo, tampe a panela e reserve, mexendo de vez em quando para desmanchar a nata que se forma por cima do molho. Deixe esfriar.
  • 4. Cozinhe a massa em 5 l de água fervente com azeite e sal, retire do fogo ligeiramente antes do ponto “al dente”, lave em água fria.
  • 5. Escolha uma travessa de louça ou vidro de aproximadamente 30cmX20cm, com borda alta. Unte-a com azeite e coloque metade da massa cozida. Distribua todo o recheio sobre o macarrão, pressionando-o e compactando-o. Sobre o recheio coloque a outra metade do macarrão.
  • 6. Coloque o molho sobre a última camada, abrindo pequenos espaços com a ponta de um garfo para que o molho penetre no macarrão. Polvilhe o restante do queijo ralado e leve ao forno, pré-aquecido, à 200oC, por 40 minutos ou até gratinar.
  • 7. Retire do forno e aguarde cerca de 15 minutos para servir.
  • 8. O Pastíccio não se come muito quente, pois assim ele desmancha ao corte. O ideal é que ele seja servido em pedaços, acompanhado de Cordeiro com Batatas, cozido ou assado.
Esta receita é típica das festas gregas. Poucas comidas deixa um grego tão feliz como o Pastíccio. Quer ver um grego lambendo o prato antes de quebrá-lo?

Tempo de preparo: 1 hora
Rendimento: 6 porções

Comentários (1)

Excelente!!!

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: