1
logomarca cybercook

Pé-de-Moleque

Já Fiz

Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

Ingredientes (13)



Como Fazer

  1. 1.
    Preparo:
  2. 2.
    Bata primeiro o açúcar com a manteiga e depois acrescente os ovos, a massa de mandioca, o leite de coco e a água. Em seguida, faça um café forte e, aproveitando a quentura, derrame na mistura. Depois, coloque o cravo e as castanhas trituradas (o segredo é machucá-los no pilão). Atenção: reserve 10 castanhas para enfeitar o pé-de-moleque. Misture até a massa ficar homogêneas. Unte a fôrma e coloque a mistura. Enfeite a parte de cima do bolo com as 10 castanhas.
  3. 3.
    Após 45 minutos no fôrno, o pé-de-moleque está pronto.
A cultura popular tem duas explicações para a expressão pé-de-moleque. Uma delas diz que é porque o bolo tem a cor dos pés descalços das crianças (moleques). A outra tem a ver com as cozinheiras antigas que enquanto mexiam o tacho, os moleques pediam o bolo. Então encostadas no fogão, elas diziam: Pede moleque, pede!
Já Fiz

Vídeo recomendado

Smores de Travessa com Maizena Triunfo

Você pode gostar...

Bolo de Pé-de-Moleque

Bolo de Pé de Moleque

Por Fernanda Wachter

Festival do Café

Festival do Café

Por Silvana Silveira

Bolo Pé-de-moleque

Bolo Pé de moleque

Por Walter Jose

Pão de Mel com Cerveja

Pão de Mel com Cerveja

Por Isabel Silva

Comentários (0)

Doces Açúcar mascavo Cafe Canela Castanhas Chocolate Leite de coco Mandioca Massa de mandioca Café forte Canela em pó Chocolate em pó

Pé-de-Moleque