logomarca cybercook

Pé-de-Moleque

Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

Ingredientes (13)


Preparo

  1. 1.
    Preparo:
  2. 2.
    Bata primeiro o açúcar com a manteiga e depois acrescente os ovos, a massa de mandioca, o leite de coco e a água. Em seguida, faça um café forte e, aproveitando a quentura, derrame na mistura. Depois, coloque o cravo e as castanhas trituradas (o segredo é machucá-los no pilão). Atenção: reserve 10 castanhas para enfeitar o pé-de-moleque. Misture até a massa ficar homogêneas. Unte a fôrma e coloque a mistura. Enfeite a parte de cima do bolo com as 10 castanhas.
  3. 3.
    Após 45 minutos no fôrno, o pé-de-moleque está pronto.
A cultura popular tem duas explicações para a expressão pé-de-moleque. Uma delas diz que é porque o bolo tem a cor dos pés descalços das crianças (moleques). A outra tem a ver com as cozinheiras antigas que enquanto mexiam o tacho, os moleques pediam o bolo. Então encostadas no fogão, elas diziam: Pede moleque, pede!

Vídeo recomendado

Comentários (0)

Doces Açúcar mascavo Cafe Canela Castanhas Chocolate Leite de coco Mandioca Massa de mandioca Café forte Canela em pó Chocolate em pó