Peixe com Pirão Soberano da Costa

Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.



  1. Ingredientes
    - 1 1/2 kg de peixe de carne rija, limpo (robalo, badejo, vermelho, garoupa, etc.)
    - cabeça do peixe, bem limpa e sem os olhos
    - 3 tomates inteiros em rodelas finas
    - 3 colheres (sopa) de coentro picado
    - 500 g de camarão de tamanho médio
    - 1 pimentão verde em rodelas
    - 1 cebola em rodelas
    - 4 dentes de alho espremidos

    Para o pirão
    - 1 das postas do peixe
    - farinha de mandioca branca, o quanto baste para dar ponto
    - 2 pimentas malaguetas curtidas e esmagadas
    - sal e pimenta-do-reino a gosto
    - 1 amarrado de cheiros (salsa, coentro, 1 folha de louro)
    - 1 cebola pequena inteira
    - 1 tomate bem maduro inteiro
    - 2 dentes de alho inteiros

    Modo de Preparo
    Tempere o peixe e o camarão juntos com algumas gotas de limão (pouquíssimo para não amargar a carne). Adicione sal, pimenta-do-reino e uns 4 dentes de alho grandes espremidos. Numa panela funda deite umas 3 colheres (sopa) de azeite ou mesmo óleo e refogue a cebola em rodelas. Acrescente o alho do tempero do peixe e o tomate. Mexa. Sobre esta mistura acrescente o peixe e o camarão sem mexer, intercalando com as rodelas de pimentão. Adicione 3 colheres (sopa) de coentro batido. Experimente o sal e a pimenta e tape a panela deixando cozinhar em fogo brando. Está pronto em 15 a 20 minutos. No final antes de servir, se quiser, salpique um pouco de salsa e cebolinha picadas.
    Para o Pirão: pegue a cabeça do peixe e lave muito bem. Coloque-a para ferver em 1 L de água junto com uma das postas do peixe, o buquê de cheiros, 1 tomate e 1 cebola inteira. Depois de levantar fervura, deixe apurar no fogo baixo por uns 30 minutos. Retire do fogo e passe a mistura numa peneira. Despreze os bagaços. Volte para a panela, em fogo médio, com a carne desfiada da cabeça e da posta. Adicione ao líquido as malaguetas esmagadas, sal e um pouco de pimenta-do-reino para perfumar. Deixe apurar e reduza até que a carne esteja bem dissolvida no líquido. Deve ficar um caldo meio escuro. Aos poucos, vá adicionando a farinha de mandioca bem devagar, mexendo vigorosamente para não empelotar. O ponto é de um mingau líquido e translúcido (não pode endurecer nem ficar grosso como papa, deve escorrer livremente da colher). Sirva o peixe com molho acompanhado do pirão, arroz branco, salada de alface e batatas soutées..

Vídeo recomendado

Comentários (0)

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: