logomarca cybercook

Peixe Cozido bem acompanhado

Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

Ingredientes (16)



Preparo

  1. 1.
    Limpe bem o peixe, corte-o em postas de 5 cm de largura, lave com água e limão.
  2. 2.
    Opcional: Separe a cabeça para preparo do pirão.
  3. 3.
    Soque juntos o alho e o sal.
  4. 4.
    Em uma panela grande, coloque um pouco de óleo de canola (duas colheres) e azeite de oliva (uma colher) e adicione o tempero já amassado ou processado, juntamente com o tempero que tem colorau.
  5. 5.
    Coloque as postas de filé de peixe, em camadas, na panela, alternando batatas pré cozidas, e camadas dos temperos picados; cebolinha, salsinha, o tomate, cebola em rodelas, e a colher (chá) de açúcar (equilibra a acidez do molho de tomates). Regue com azeite e suco de limão a gosto.
  6. 6.
    Quando começar a levantar fervura, verifique o sal. Ponha água o suficiente para que cozinhe. É aconselhável que não vire as postas durante o tempo de cozimento. Cozinhe com a panela bem tampada. Enquanto cozinha, vá verificando o paladar do sal e do limão. Cozinhe no fogo forte por 20 a 25 minutos. Antes de retirar do fogo mais ou menos 7 minutos, coloque o camarão e o leite de coco. O camarão é colocado por último, pois o mesmo cozinha em poucos minutos, para evitar que fiquem duros. Sirva com arroz branco, pirão e um molho.
É uma receita simples, que fui unindo ingredientes apreciados, por todos nós da família. Meu marido, eu, e os filhos a adoram, e com isto fico muito feliz em fazê-la. Sugestão para o Pirão e molho: Pirão: Use os mesmos temperos acima, reduzindo-os à metade. Aproveite a cabeça do peixe ou uma das postas, previamente separada para este fim. Proceda da mesma forma, desta vez adicionando de três a quatro copos de água ao peixe. Quando estiver cozido, escorra e o desfie. Junte o peixe ao caldo novamente, deixe ferver e quando estiver no ponto máximo de fervura, acrescentar mais ou menos 1/2 xícara (chá) de farinha de mandioca, já misturada em um copo de água, lentamente, para não embolar, mexendo aos poucos com um garfo. Molho: Corte uma cebola em fatias bem finas, fazendo o mesmo com as cebolinhas verdes e salsinhas. Vá misturando tudo à medida que for regando com o azeite. Acrescentar 1 copo de molho de tomate, e mais 1 copo de água. Os temperos acrescentados, ficam a gosto de cada um. Crédito da receita: Receita e foto de Nancy Franco

Tempo de preparo: 1 hora
Rendimento: 8 porções

Vídeo recomendado

Comentários (2)

jose wilton moreira de sousa

muito legal e fácil de fazer. um abraço!

NANCY FRANCO

Faço esta receita com muito gosto. Ela me lembra nossa casa cheia, quando meus queridos filhos ainda estavam todos morando conosco. Hoje ja estão casados, independentes. Mas é uma lembrança gostosa, sem nostalgias. Fico muito alegre sim, quando posso fazê-la e sentir belas recordações. Agora ja tenho o Fernando, meu Netinho lindo para também apreciá-la.

Peixes e frutos do mar Brasileira Camarão Azeite Alho Amora Azeite de oliva Azeitona Azeitona verde Badejo Colorau Leite de coco Namorado Peixe Pratos principais Receitas de peixes Salsinha Tempero completo Óleo de canola Cação Centro oeste Filé de peixe Limão Receitas com Suco de Fruta Cebolinha Batata