logomarca cybercook

Pintado com Pirão da Glória

Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

  1. Ingredientes
    - 1 pintado bem fresco (veja os olhos brilhantes e a guelra vermelha), limpo e cortado em postas (com a cabeça, bem lavada)
    - coentro, salsa, cebolinha, pimenta dedo de moça
    - farinha de mandioca o suficiente
    - 2 tomates sendo um deles sem pele nem sementes
    - 2 cebolas sendo uma cortada em rodelas
    - 1 folha de louro
    - 4 dentes de alho sendo 2 espremidos
    - sal e pimenta-do-reino a gosto

    Modo de Preparo
    Tempere o pintado com sal, pimenta-do-reino, coentro picado e 1 dente de alho espremido. Não coloque limão para não amargar o peixe. Faça o seguinte refogado: 2 colheres (sopa) de óleo, a cebola em rodelas, 1 dente de alho espremido, 1 tomate sem pele nem semente picado (pode adicionar se quiser 1 pimentão verde grande cortado em rodelas). Adicione um pouco de água e depois vá colocando as postas do peixe com cuidado. Corrija o sal se necessário. Tampe a panela e cozinhe em fogo baixo por 15 minutos ou até que o peixe esteja cozido. No final salpique salsa picada por cima. Para o pirão: faça um amarrado com a salsa, cebolinha, coentro, pimenta dedo de moça, folha de louro. Coloque uma panela com água para ferver. Adicione pimenta-do-reino (pirão deve ser bem apimentado), o amarrado, 1 cebola inteira, 2 dentes de alho e 1 tomate inteiro. Coloque ali a cabeça do peixe sem os olhos que devem ser retirados. Depois de levantar fervura, coloque o sal (pode deitar na mistura um bom fio de azeite se quiser). Deixe ferver bastante até o caldo ficar meio escuro. Retire a cabeça do peixe, abra-a e retire a carne. Reserve. Passe todo o líquido numa peneira. Coloque nesta mistura a carne da cabeça desfiada. Volte ao fogo médio e vá adicionando aos poucos a farinha de mandioca (não torrada) neste líquido, mexendo vigorosamente para não empelotar. O ponto correto é de um mingau espesso que deve ficar mais líquido do que duro. Se endurecer estraga a receita (tente adicionar água fervendo). Sirva o peixe cozido com o arroz e o pirão..

Vídeo recomendado

Comentários (0)