logomarca cybercook

Polenta Básica

Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

  1. Receita indicada por Mauro Maia - Restaurante Supra na coluna Gourmet Taste

    Ingredientes

    - 400g de farinha para polenta (de granulometria grossa)
    - 1500ml de caldo de carne (sem sal)
    - 30g de manteiga
    - 30g de queijo Grana Padano
    - 30ml de azeite extra virgem de olivas (de excelente qualidade)
    - sal a gosto

    Modo de preparo

    Em uma panela, preferencialmente de cobre, colocar o caldo de carne para ferver.
    Abaixar um pouco o fogo e, com uma colher de pau (evitar fazer polenta com instrumentos de aço inox, pois a farinha de polenta é muito sensível a este metal e pode absorver seu desagradável sabor metálico) e ir mexendo com vigor, sempre no sentido horário para que não se formem grumos indesejáveis.
    Ir adicionando a farinha aos poucos (como se estivesse polvilhando ou fazendo uma chuva); apenas adicionar nova quantidade de farinha quando a precedente tiver sido completamente absorvida. Completar o adicionamento de toda a farinha e, de vez em quando, deixar o composto repousar por alguns instantes.
    Continuar o cozimento por aproximadamente 40 minutos, mantendo sempre a colher de pau em movimento, no sentido horário. Quanto mais a polenta cozinha mais ela se torna macia e digerível, perdendo o sabor amargo típico de seu cozimento rápido e sem maiores cuidados. Os sinais típicos de que a polenta começa a ficar pronta são os fatos de ela começar a se descolar das paredes da panela e o início da formação de uma pequena crosta crocante em sua superfície. Pegar uma colher de material plástico, retirar uma porção e colocá-la de volta à panela. Se a polenta se descolou totalmente da colher, sem deixar qualquer resíduo nesta, ela está pronta!
    Neste momento, desligar o fogo, adicionar os demais ingredientes e temperar com sal. Caso a consistência tenha ficado um pouco dura e/ou seca, juntar mais um pouco de caldo de carne fervente até a polenta atingir o ponto desejado de cremosidade.
    Com uma concha de material plástico, retirar a polenta da panela de colocar uma generosa porção em prato pré-aquecido (ela irá sair toda da concha, sem deixar qualquer resíduo). Com a ajuda do fundo da concha, fazer uma espécie de cratera no centro da polenta e colocar na cavidade formada o recheio de sua preferência..

Vídeo recomendado

Você pode gostar...

Receita de Bolo de chocolate

Receita de Bolo de chocolate

Por Vania Justino Santos

Bolo de Chocolate Simples

Bolo de Chocolate Simples

Por Cristina Souza Pizarro

Bolo de Fubá

Bolo de Fubá

Por Minas Kuyumjian Neto

Bolo de Cenoura

Bolo de Cenoura

Por Janaine Pina Góes

Pão Caseiro

Pão Caseiro

Por ristina vitoria silva

⁠⁠⁠⁠

Comentários (0)