logomarca cybercook

Pretzel

Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

Ingredientes (8)


Preparo

  1. 1.
    Numa tigela, derreta o fermento no açúcar.
  2. 2.
    Junte 1/2 xícara (chá) de água morna e 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo.
  3. 3.
    Misture bem e deixe descansar tampado, por 10 minutos para fermentar.
  4. 4.
    Depois, adicione o restante da água morna e a farinha, aos poucos, misturando com uma das mãos. Pouco antes de dar o ponto, coloque a massa em uma superfície lisa e enfarinhada, e sove a massa por cerca de 5 minutos, até ela ficar lisa e não grudar mais nas mãos (se necessário, adicione mais um pouco de farinha de trigo, tomando cuidado para ela não ficar seca). Coloque a massa em uma tigela levemente untada e leve para crescer por 50 minutos, coberta com um pano (e, de preferência, dentro do forno). Em seguida, coloque a massa em na superfície levemente enfarinhada. Abra com os dedos, formando um retângulo de 1 cm de espessura e corte tiras com cerca de 2 cm de largura. Enrole as tiras, no formato de cordões não muito finos e modele-os no formato de pretzel. Encha uma tigela com 1 L de água e nela, dilua o bicarbonato. Mergulhe rapidamente os pretzels crus nessa água e, depois, coloque-os em assadeira anti-aderente (ou, untada e enfarinhada). Leve ao forno alto (230ºC), pré-aquecido, por cerca de 12 minutos, ou até eles ficarem dourados. Quando estiverem assados, pincele-os inteiramente com a manteiga derretida e, em seguida, passe-os numa mistura de canela e açúcar. Sirva morno de preferência.
- Para que o pretzel fique macio por dentro e crocante por fora, é essencial que seja banhado na água com bicarbonato. - Caso utilize o forno elétrico (mais eficiente que o a gás), nos primeiros 10 minutos, deixe a grelha no centro; depois, coloque a grelha bem próxima a resistência superior, assim os pretzel ficaram mais dourados em menor tempo, favorecendo o grau de maciez. - A massa do pretzel é básica e neutra, portanto pode-se utilizar outras coberturas, como a versão salgada de queijo parmesão ralado (o uso da manteiga é indispensável). - Seguindo direitinho a receita, os pretzels ficam iguais aos vendidos nos shoppings (para uma melhor idéia do formato, aconselho que observem como eles fazem nesses shoppings)

Vídeo recomendado

Comentários (1)

RAQUEL

vcs elaboram receitas muito boas............