Pudim de Chocolate

Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

Ingredientes (9)



Preparo

  1. 1.
    Modo de fazer
  2. 2.
    Sugestão: Prepare a calda antes para que esfrie e fique melhor para untar a forma.
  3. 3.
    Prepare a calda caramelada: Leve o açúcar ao fogo médio para derreter e caramelizar. Quando estiver derretido, com cor de caramelo e começando a ferver acrescente a água quente aos poucos e com cuidado com os respingos. Misture para que a calda não fique muito grossa. Deixe que esfrie e unte toda a parte interna da fôrma.
  4. 4.
    DICA: Use luvas de cozinha para proteger as mãos quando fôr misturar a água ao açúcar derretido para evitar queimaduras. Na verdade, quando ainda está quente a calda aparenta ser muito mais rala do que quando está em temperatura ambiente. Quando esfria fica bem melhor de espalhar na forma, pois forma uma camada mais espessa. Uma boa idéia é ter sempre um pouco de calda preparada, guardada em um vidro bem fechado. Não precisa colocar na geladeira.
  5. 5.
    Prepare o pudim: Bata todos os ingredientes no liquidificador e despeje lentamente no meio da fôrma de pudim já untada com a calda caramelada.
  6. 6.
    Asse o pudim em banho-maria: Existem panelas especiais para fazer pudim em banho-maria. São muito práticas e não custam caro. Consiste numa panela funda do mesmo diâmetro da fôrma do pudim e com tampa. Basta encher a panela até ao meio com água quente, colocar a fôrma com o pudim por cima, tampar e deixar "cozinhar" por 45 minutos em fogo médio.
  7. 7.
    Se não tiver a panela, pode-se assar o pudim no fôrno. Basta encher com água fervente uma assadeira e colocar o pudim, sem cobrir, para assar por 45 minutos em fôrno médio. A diferença básica entre os dois processos é que com a panela própria, o pudim não fica com uma camada escura ou torrada por baixo, depois de virado.
  8. 8.
    DICA: Para evitar que a água do banho-maria escureça a panela ou a assadeira de alumínio, coloque um pouco de vinagre na água. Não interferirá em nada no sabor, e manterá o alumínio claro.
  9. 9.
    Desenforme o pudim: Depois de assado, retire o pudim da panela ou do tabuleiro e deixe esfriar. Quando estiver frio, leve a geladeira e deixe por algumas horas. Na hora de servir, solte o pudim da forma, ajundando com uma faquinha lisa nas bordas. Depois segure a forma firmemente e faça movimentos rápidos para os dois lados (rodando a forma) até que o pudim se solte completamente. Uma vez solto, cubra a forma com um prato ou travessa grande e vire de uma só vez. Pode ser que o pudim não se solte imediatamente, então, sacuda levemente a forma até sentir que ele se soltou. Retire a forma e com o auxílio de uma colher raspe algum excesso de calda.
  10. 10.
    RENDIMENTO: 12 a 15 porções - Fôrma média

Vídeo recomendado

Comentários (0)

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou:

Receitas com chocolate Receitas de pudim Mousses e pudins Doces Sobremesas Sobremesas geladas Amido de milho Baunilha Chocolate Leite condensado Chocolate em pó