1
logomarca cybercook

Pudim de Claras e Baba de Moça

Já Fiz

Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

Ingredientes (9)

Calda

Pudim

Baba de Moça



Como Fazer

Calda

  1. 1.
    Preaqueca o forno a 150°C.
  2. 2.
    Numa tigela, dissolva a água com o açúcar e transfira para uma forma de pudim grande (com furo no meio). Leve a forma diretamente ao fogo baixo e deixe a calda cozinhar, sem mexer, até que ela engrosse e fique com uma coloração levemente dourada - leva cerca de oito minutos. Segure a forma com um pano de prato para não se queimar e vá girando para caramelizar a base e as laterais.

Pudim

  1. 1.
    Separe as claras das gemas, transferindo a clara para a vasilha da batedeira.
  2. 2.
    Guarde as gemas na geladeira. Use sempre uma tigelinha para escorrer as claras uma a uma, assim você não corre o risco de misturar algum ovo que por acaso não esteja bom.
  3. 3.
    Bata as claras na velocidade baixa da batedeira com uma pitada de sal. Quando começarem a espumar, aumente a velocidade e continue batendo até ficarem em ponto de neve firme por cerca de 15 minutos.
  4. 4.
    Neste ponto, acrescente o açúcar aos poucos, sem desligar a batedeira. Bata por mais dez minutos, até formar um merengue firme. Numa chaleira, ferva um pouco da água que será usada no banho-maria para assar o pudim.
  5. 5.
    Com uma colher de sopa, transfira as claras para a forma já caramelizada: espalhe uma camada, alise com as costas da colher e dê umas batidinhas na bancada para que se acomodem - desta forma, o pudim fica mais uniforme e não corre risco de ficar com buracos.
  6. 6.
    Coloque a forma em uma assadeira retangular e regue a assadeira com água fervente para formar o banho-maria. Leve ao forno e deixe assar por uma hora ou até que o pudim fique bronzeado e estruturado.
  7. 7.
    Retire do forno e aguarde cinco minutos antes de virar. Solte a beirada do pudim que costuma grudar na forma com uma faca de ponta arredondada ou uma espátula. Coloque um prato de bolo com borda alta (para conter a calda) sobre a forma e vire de uma vez, o mais rápido o possível - porque a calda vai escorrer.
  8. 8.
    Quando esfriar, leve à geladeira.

Baba de Moça

  1. 1.
    Passe as gemas pela peneira, pressionando com as costas de uma colher. Descarte a película que ficou na peneira e reserve as gemas na tigela.
  2. 2.
    Numa panela pequena, dissolva a água com o açúcar, misturando com o dedo indicador para não queimar o açúcar na panela. Leve ao fogo alto e deixe cozinhar, sem mexer, durante cerca de 20 minutos, até que a calda atinja o ponto de fio (mergulhe e levante a colher de pau: se formar um fio fino entre as gotas, está pronta). Desligue o fogo e deixe esfriar por cinco minutos.
  3. 3.
    Misture o leite de coco. Acrescente as gemas, misturando bem e volte com a panela ao fogo baixo. Cozinhe sem parar de mexer, com uma espátula de silicone ou colher de pau, por oito minutos ou até engrossar um pouco. Se for necessário, durante o processo, retire a panela do fogo e mexa bastante para resfriar e evitar a formação de grumos. Volte com a panela ao fogo para finalizar. O creme deve ficar com uma consistência de mingau.
  4. 4.
    Transfira a baba de moça para uma tigela. Deixe na geladeira até a hora de servir.
Já Fiz

Tempo de preparo: 2 horas
Rendimento: 6 porções

Vídeo recomendado

Pizza de Frigideira

Você pode gostar...

Bolo Pudim

Bolo Pudim

Por Abençoada Jesus

Bolo com Pudim

Bolo com Pudim

Por Monique de Moraes

Bolo de Coco tipo Pudim

Bolo de Coco tipo Pudim

Por Telma Freitas

Bolo Pudim de Queijo

Bolo Pudim de Queijo

Por Cidinha Rangel

Comentários (0)

Receitas de pudim

Pudim de Claras e Baba de Moça