logomarca cybercook

Pudim de ricota com jabuticaba

Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

Ingredientes (22)



Preparo

  1. 1.
    Ponha na batedeira o azeite, o leite condensado e a gema e bata por cinco minutos. Acrescente a ricota, a maisena e o leite e bata por mais cinco minutos. Reserve. Bata as claras em neve e incorpore-as cuidadosamente ao creme. Despeje em uma fôrma de pudim untada e leve para assar em banho-maria por 30 minutos, ou até que enfiando um palito ele saia limpo. Deixe esfriar e leve para gelar.
  2. 2.
    Cobertura
  3. 3.
    Retire as sementes da jabuticaba e ponha o bagaço no liquidificador. Junte a água e bata bem. Transfira para a panela e adicione o adoçante. Ferva até encorpar um pouco. Deixe esfriar e sirva com o pudim gelado.
  4. 4.
    Dica: Substitua a calda de jabuticaba pelo licor, caso você não precise controlar peso.
A jabuticaba, jaboticaba ou jabuticabeira - Myrcia cauliflora Berg.; ou Myrciaria cauliflora (Mart.) O. Berg. ou Plinia trunciflora; Myrtaceae - é uma árvore frutífera brasileira nativa da Mata Atlântica, principalmente da mata pluvial e das submatas de altitude. Teve sua origem na Mata Atlântica, e encontrada com mais frequência no estado de Minas Gerais, no Brasil. Ocorre desde Mato Grosso do Sul e Minas Gerais até o Rio Grande do Sul. É também conhecida pela designação de fruita. Seus frutos pequenos, de casca negra e polpa branca aderida à única semente, crescem no tronco e ramos, dando uma característica peculiar à árvore. Além de consumidos in natura, deles se faz licor, geléia e aguardente. É por isso muito cultivada em pomares domésticos. Floresce duas vezes por ano. Ornamental, a planta se presta ao paisagismo, além de atrair a avifauna. A árvore, de até 15 m de altura, tem tronco claro, liso, e folhas simples. A jabuticaba é utilizada para vários fins, tanto culinários, como medicinais. Entre estes é mencionada a decocção da casca, como remédio para a asma. Por sua semelhança à uva, muitos produtos, como o vinho, suco, geléia, licor e vinagre podem ser feitos com a jabuticaba. A principal espécie de jabuticabeira é Myrciaria jaboticaba (Vell.) Berg, conhecida como Sabará. Mas outras espécies, como a Myrciaria cauliflora (DC.) Berg. ou jabuticaba Paulista, Assú ou Ponhema, conhecida no Estado de São Paulo. Cultivo em pequena escala O cultivo de enxertos é mais simples que desde a semente. Plantas enxertadas requerem manutenção cuidadosa. É preciso manter a terra sempre úmida, regar constantemente e podar os ramos baixos. Entre-safras é necessário escovar o tronco e os galhos para retirar cascas e resíduos das frutas e/ou flores antigas. Para manter úmido, uma boa dica é colocar uma garrafa grande com um furo na base cheia de água ao lado do tronco. Porém regas constantes são indispensáveis para uma boa colheita. Para colher, espere os frutos estarem bem maduros, bem pretos e brilhantes. Quanto mais maduros, mais doces serão os frutos. http://www.suapesquisa.com/frutas/jabuticaba.htm. pt.wikipedia.org/wiki/Jabuticaba - 29k . http://mdemulher.abril.com.br/culinaria/receitas/pudim-ricota-jabuticaba-404206.shtml.

Vídeo recomendado

Você pode gostar...

Pudim sem Leite Condensado

Pudim sem Leite Condensado

Por nciele silveira lara

Pudim de Chocolate

Pudim de Chocolate

Por CyberCook

Como Fazer Pudim

Como Fazer Pudim

Por CyberCook

Bolo de Coco tipo Pudim

Bolo de Coco tipo Pudim

Por eitas Rodrigues

⁠⁠⁠⁠

Comentários (0)

Brasileira Receitas de pudim Azeite Mousses e pudins Doces Sobremesa Sobremesas Geladas Amido de milho Clara de ovo Jabuticaba Leite condensado Leite condensado desnatado Ricota Polpa de frutas Adoçante Cação