logomarca cybercook

Pudim de tambaqui

Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

Ingredientes (19)



Preparo

  1. 1.
    Tempere as postas de peixe com metade do alho amassado, sal a gosto, 4 colheres (sopa) de suco de limão e deixe descansar por cerca de 20 minutos.
  2. 2.
    Coloque o peixe em uma panela, cubra com 3 xícaras de água, junte ramos de salsa e coentro, leve ao fogo médio, cozinhe até ficar macio, tire do fogo, escorra (reserve o caldo) desfie as postas e reserve.
  3. 3.
    Em uma panela, coloque 4 colheres (sopa) de azeite de oliva, aqueça em fogo alto, junte o alho restante, metade da cebola, deixe dourar levemente, acrescente tomates picados, pimenta-de-cheiro, salsa, metade do coentro, sal a gosto, misture e refogue até os tomates ficarem macios.
  4. 4.
    Junte 1 1/2 xícara do caldo reservado, deixe ferver por cerca de 5 minutos, acrescente o peixe reservado, misture, cozinhe até obter um molho homogêneo e tire do fogo.
  5. 5.
    Dissolva a maizena no leite, coloque em uma panela, junte leite de coco, 4 gemas, leve ao fogo médio, cozinhe, mexendo sempre, até a mistura engrossar; tire do fogo, espere esfriar, acrescente as claras em neve e misture delicadamente.
  6. 6.
    Junte ao refogado de peixe e misture sem bater.
  7. 7.
    Pré-aqueça o forno em temperatura alta (220º C).
  8. 8.
    Unte uma forma de anel de 25 cm de diâmetro, coloque a mistura na forma, leve ao forno, asse por cerca de 30 minutos ou até o pudim dourar e ficar firme.
  9. 9.
    Modo de preparo do Molho de Camarão:
  10. 10.
    Tempere os camarões com suco de limão restante, sal a gosto e reserve.
  11. 11.
    Em uma panela, coloque azeite, cebola, coentro restantes, junte extrato de tomate, regue com 1 xícara de água, leve ao fogo alto, ferva até o molho ficar espesso, tire do fogo e bata no liquidificador até obter uma mistura homogênea.
  12. 12.
    Coloque na panela, junte os camarões reservados, leve novamente ao fogo, cozinhe até os camarões ficarem rosados e tire do fogo.
  13. 13.
    Desenforme o pudim em um prato de servir, deixe amornar, leve à mesa acompanhado do molho de camarão quente.
S

Vídeo recomendado

Comentários (0)

Brasileira Receitas de pudim Camarão Azeite Mousses e pudins Doces Sobremesa Sobremesas Geladas Alho Amido de milho Azeite de oliva Clara de ovo Coentro Leite de coco Peixe Tambaqui Claras em neve Suco de limão Amazônia Receitas com Suco de Fruta Extrato de tomate