1

Queijo de coalho artezanal

Queijo de coalho artezanal

Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

Ingredientes (4)


Preparo

  • Cedo pela manhã, coloque o soro no leite em temperatura ambiente. Aguarde 10 minutos para que para que o leite coalhe. Quebre a coalhada mexendo bem. Depois de 5 minutos, retire uma parte do soro e coloque para esquentar, enquanto isso continue retirando o restante do soro da coalhada, tomando cuidado para que a mesma não fique muito seca. Quando o soro que foi ao fogo esquentar, jogue de volta na coalhada e mexa bem. Depois de 3 minutos retire todo o soro. Em uma bacia junte o sal e a coalhada, esmague bem a coalhada com o sal, e coloque na prensa. Ferva o restante do soro que sobrou, e vá retirando a nata. Retire o queijo da prensa e jogue no soro desnatado. Reserve. Ao entardecer, retire o queijo do soro e volte com este á prensa e deixe o queijo dormindo nela até a manhã seguinte. Para que cure deixa ao ar livre

Tempo de preparo:

Comentários (6)

Boa tarde , a coalhada no final formou uma massa que não deu liga. As pequenas partes do queijo não se juntavam. Onde será que eu errei?

vou fazer est tipo de queijo no sitio...

Moro em Uruguaiana RS. Sou professor. Estou escrevendo um romance. Gostaria de acrescentar um artigo ou matéria sua sobre como fazer o queijo e como fazer o "COALHO". Abraço.

Gostari de receber imagens de prensa para fabricação de queijo coalho

gostoria de saber como se prepara o soro a partir do coalho aminal

Aprendi na fazenda Pedras Pretas pros lados de Ipueiras no interior do Ceará ,dos meus tios Alberto e tereza. O queijo é feito completamente artezanal e manualmente, na cozinha da fazenda e o qualho usado é o de porco. O soro é feito lá mesmo. Fiz muito esse queijo lá, junto com minha tia e primas! Tenho saudades !

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: