1

Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

logomarca cybercook

Quibe de grão de bico (vegano)

Já Fiz

Ingredientes (13)

Como Fazer

  1. 1.
    Massa:
  2. 2.
    Hidrate o trigo com a água fervente deixe 1 hora. Nessa quantidade, não será necessário espremer depois.
  3. 3.
    Misture o trigo hidratado com a cebola, hortelã, sal a gosto, pimenta do reino, o vinagre, suco de limão, cominho, canela e o tahine (opcional, se não tiver como usar troque por uma colher de sobremesa de azeite). Deixe descansar enquanto prepara o grão de bico e, se quiser, o recheio.
  4. 4.
    Em uma panela de pressão cubra o grão de bico com água, adicione a folha de louro e cozinhe por 20 minutos após formar pressão (até ficar macio). Escorra a água, retire a folha de louro e bata o grão de bico em processador ou liquidificador para formar uma pasta. Misture bem com o trigo temperado.
  5. 5.
    Essa massa pode ser assada (em bandeja ou em formato de quibe individual) ou frita.
  6. 6.
    Para assar, coloque em pirex untado com azeite somente a massa ou coloque metade, recheie e cubra com a outra metade. Você pode também fazer riscos diagonais formando losangos e colocar uma amêndoa ou pinhole sobre cada pedaço. Regue com um pouco de azeite e asse até dourar.
  7. 7.
    Para fritar, molde em volta de um cilindro de diâmetro um pouco maior que um dedo, retire, coloque o recheio e feche bem a ponta. Ou molde em formato de quibe somente a massa, frite em óleo quente até dourar e escorra em papel absorvente.
  8. 8.
    Sugestões de recheio:
  9. 9.
    1) CARNE DE SOJA:
  10. 10.
    3/4 de xícara (chá) de PTS fina escura; 1 colher (sobremesa) de shoyu; 1 colher (sobremesa) de vinagre; 1 colher (café) de alho amassado; 1 colher (chá) de óleo de girassol; 1/3 de cebola; 1 tomate, 2 colheres (sopa) de cebolinha verde picada; suco de 1 limão pequeno.
  11. 11.
    Modo de Fazer:
  12. 12.
    Hidrate a PTS por 5 minutos em água fervente. Esprema bem, coloque shoyu, vinagre, alho e reserve. Pique a cebola grosseiramente e refogue no óleo quente por 2 minutos. Acrescente a PTS e frite até secar completamente e começar a grudar na panela. Coloque o tomate e a cebolinha, refogue por mais um minuto. Desligue o fogo e acrescente o suco de limão. Corrija o sal se necessário. Deixe esfriar e escorra rapidamente o excesso de líquidos sobre uma peneira se necessário (se o tomate soltar muita água).
  13. 13.
    2) TOFU TEMPERADO
  14. 14.
    1 e 1/2 xícara de tofu firme amassado com um garfo; 1 tomate cortado em cubinhos, suco de 1/2 limão, azeite, sal e zátar a gosto.
  15. 15.
    Modo de Fazer:
  16. 16.
    Misture todos os ingredientes.
  17. 17.
    3) Espinafre, Escarola ou Brócolis Refogados com alho
  18. 18.
    Refogue como de costume a verdura de sua preferência com alho, azeite e pimenta do reino a gosto. Utilize como recheio.
  19. 19.
    =====
  20. 20.
    ANOTAÇÕES:
  21. 21.
    Não perde em nada para o kibe tradicional e não fica seco. Uma das minhas melhores invenções.
  22. 22.
    Variações:
  23. 23.
    O grão de bico pode ser substituído pela mesma quantidade de grãos de soja ou favas feitos da mesma forma. Se quiser utilizar lentilhas, cozinhe em panela normal (nunca pressão) e reduza um pouco a quantidade pois essa leguminosa absorve mais água.
  24. 24.
    Como qualquer receita com leguminosa, o ideal é deixar o grão de bico (ou outro) de molho de um dia para o outro e desprezar a água antes do processo de cozimento, para melhor aproveitamento nutricional.
  25. 25.
    Ainda, pode-se utilizar 1 xícara de resíduo de soja adicionada de 1/2 xícara de água e cozido em fogo brando por 10 minutos, mexendo sempre.
  26. 26.
    Purê de batata, inhame, mandioquinha ou abóbora também pode ser utilizado (1 xícara do vegetal já cozido e amassado). Nesse caso perde-se um pouco o perfil proteico do prato, mas varia-se o sabor e textura.
  27. 27.
    O trigo de quibe é uma opção barata de cereal integral pré cozido (parboilizado) e pode ser utilizado em preparações diversas como bolos, pães, saladas, massas de torta e até mesmo quibe em versão doce.
http://vegvida.com.br/modules/recette/article.php?storyid=15

Comentários (0)

Legumes Canela Comida vegetariana Cominho Cozinha internacional Entradas Receitas salgadas Receitas de quibe Grão de bico Canela em pó Comida árabe Comida vegana

Quibe de grão de bico (vegano)