Quibe Original

Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

  1. Ingredientes

    Massa
    - 1 Kg patinho moído
    - 3 cebolas médias
    - 1/2 Kg trigo para quibe
    - cerca de 25 folhas grandes de hortelã
    - 1 ½ colher (sopa) de sal
    - 1 colher (sopa) de tempero sírio
    - 1 colher (chá) de canela (rasa)
    - 1 colher (chá) de pimenta do reino (rasa)
    - 1/2 noz-moscada ralada
    - 4 colheres (sopa) bem cheias de manteiga (salgada de lata)

    Recheio
    - 1/2 Kg alcatra moída (ou outra carne que tenha um pouco de gordura)
    - 3 dentes alho amassados
    - 1 cebola bem picadinha
    - sal e pimenta-do-reino a gosto
    - tempero sírio a gosto
    - pinhãozinhos snoobar a gosto (opcional)

    Modo de Preparo
    Lave bem o trigo, retirando a maior parte da sujeira (casquinhas etc.). Lembre-se de que a sujeira do trigo fica flutuando e também no fundo. Coloque o trigo de molho por uma hora em água. Enquanto isso, moa as 3 cebolas no processador até elas quase virarem pasta. Faça o mesmo com as folhas de hortelã. Esprema bem as cebolas e a hortelã para tirar o excesso de caldo e para o quibe não ficar verde. A carne você pode já mandar moer por duas vezes. Misture a carne com a hortelã e a cebola. Adicione o trigo, tomando o cuidado de espremer entre suas mãos todo excesso de água. Junte os temperos e a manteiga. Misture tudo muito bem, até ficar bem homogênea. Leve ao congelador por cerca de 1 hora. Depois, retire do congelador e coloque 1/2 copo de requeijão de água gelada. Misture tudo muito bem (este é o segredo do quibe macio). Neste momento, a massa está pronta. Caso queira consumir o quibe cru, faça dentro de duas horas a partir do preparo, porque depois deste tem a carne começa a se oxidar). Também pode ser consumido assado ou frito. Preparo do recheio: Refogue o alho a cebola e os temperos em 2 colheres (sopa) de manteiga de lata, acrescente a carne e refogue tudo. Pode-se fazer isso enquanto o trigo estiver de molho, para que quando for usar este recheio já esteja frio. Caso queira consumir o quibe cru, faça dentro de duas horas a partir do preparo, porque depois deste tem a carne começa a se oxidar). Também pode ser consumido assado ou frito.

    Crú
    - Para fazer o quibe cru arrume-o em um recipiente enfeitando-o com galhos de hortelã e cebolas pequenas cortadas em quatro. Sirva no prato do convidado colocando o quibe, espalhando por cima um pouco do recheio e azeite. Comer com pão sírio e a cebola.

    Assado
    - Numa assadeira untada com manteiga, espalhe uma camada bem fina da massa do quibe alisando com as mãos molhadas, espalhe uma camada de recheio e cubra com o restante da massa apertando bem para juntar as camadas, sempre com a mão molhada. Faça riscos não profundos com uma faca, na forma de losangos. Espalhe 2 colheres (sopa) de manteiga por cima e coloque para assar em forno médio (180ºC).
    Você pode enfeitar os losangos com uma amêndoa no centro de cada um.

    Frito
    - Coloque água num prato molhe as mãos, pegue uma bolinha de massa e vá dando forma ao quibe, depois fure-o com o dedo e vá rolando-o na mão e alargando o furo, até deixá-lo de bom tamanho, coloque o recheio feche a pontinha e é só fritar em bastante óleo.

    Observação
    - O tempero Sírio é uma mistura de condimentos de cheiro muito agradável, e sabor muito bom.
    - Mande pesar 1,2 Kg de patinho e depois retire todas as nervurinhas da carne, deixando só a parte vermelha..

Vídeo recomendado

Comentários (0)

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: