1
logomarca cybercook

ratatouille

Já Fiz

Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

Ingredientes (12)



Como Fazer

  1. 1.
    Lave todos os legumes e retire as partes não-aproveitáveis. Tire as sementes e pique os pimentões e a cebola em cubos, a abobrinha e a berinjela em retângulos (formato de “dominó”). Reserve.
  2. 2.
    Passe os tomates rapidamente por água fervente, para tirar a pele. Corte os tomates em quatro partes e tire as sementes. Reserve.
  3. 3.
    Descasque os dentes de alho e pique em pedaços pequenos, ou passe pelo espremedor.
  4. 4.
    Frite os legumes
  5. 5.
    Feito isso, comece a fritar os legumes, separadamente. Primeiro, frite o pimentão em um fio de óleo de milho. Quando estiver cozido, mas não excessivamente mole, retire e deixe escorrer em papel-toalha. Reserve.
  6. 6.
    Faça a mesma coisa com a cebola: frite no óleo de milho até dourar, sem deixar escurecer demais. Quando estiverem douradas, acrescente um pouquinho de sal, tire do fogo e reserve.
  7. 7.
    Repita o procedimento com a abobrinha. Ela vai estar no ponto quando tiver soltado toda a água. Salgue levemente no final da cocção e deixe de lado.
  8. 8.
    Agora só falta a berinjela. Antes de fritar, ferva rapidamente os retângulos de berinjela em água, escorra, e frite em seguida no óleo de milho.
  9. 9.
    Cozimento
  10. 10.
    Depois de fritar todos os legumes separadamente, você vai precisar de uma panela grande e pesada para finalizar o prato. Coloque o azeite de oliva, o alho picado, o açúcar e os demais temperos verdes para refogar. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Acrescente os tomates e deixe cozinhar por mais ou menos 15 minutos – até os tomates derreterem.
  11. 11.
    Feito isso, acrescente todos os legumes reservados, misture e deixe cozinhar por mais ou menos 30 minutos. Quando estiver cozido, retire os galhos de tempero e louro, e está pronto para servir.
  12. 12.
    À mesa
  13. 13.
    Você pode servir a ratatouille quente, como acompanhamento, ou frio, como entrada. O chef Dominique indica vinho branco para acompanhar peixe e ratatouille, e rosé, se optar pela carne de porco.
A receita, típica da cozinha provençal, leva basicamente legumes, temperos e azeite. O chef francês, de ascendência portuguesa, vive há quatro anos no Brasil e adora servir o prato aos seus clientes.
Já Fiz

Vídeo recomendado

Coxinha de Frango com biscoito Triunfo Cracker

Comentários (2)

HAROLDO TEODORO

RECEITA MARAVILHOSA E DELICIOSA DO FILME RATATUILLE.

gracia teodoro

É UM FILME DE UM RATINHO, além de divertir, deixa a platéia com água na boca quando o ratinho cozinheiro Remy prepara a tradicional iguaria francesa que dá nome ao filme. Para você não ficar só na vontade, o G1 perguntou ao chef francês Dominique Moreira, do Dominique Bistrô, como se prepara uma verdadeira e tradicional ratatouille (pronuncia-se “ratatui”).

Legumes Azeite Berinjela Abobrinha Alho Amendoim Azeite de oliva Louro Pratos principais Receitas salgadas Salsinha Tomilho Óleo de milho Pimentão vermelho

ratatouille