logomarca cybercook

ratatouille

Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

Ingredientes (12)



Preparo

  1. 1.
    Lave todos os legumes e retire as partes não-aproveitáveis. Tire as sementes e pique os pimentões e a cebola em cubos, a abobrinha e a berinjela em retângulos (formato de “dominó”). Reserve.
  2. 2.
    Passe os tomates rapidamente por água fervente, para tirar a pele. Corte os tomates em quatro partes e tire as sementes. Reserve.
  3. 3.
    Descasque os dentes de alho e pique em pedaços pequenos, ou passe pelo espremedor.
  4. 4.
    Frite os legumes
  5. 5.
    Feito isso, comece a fritar os legumes, separadamente. Primeiro, frite o pimentão em um fio de óleo de milho. Quando estiver cozido, mas não excessivamente mole, retire e deixe escorrer em papel-toalha. Reserve.
  6. 6.
    Faça a mesma coisa com a cebola: frite no óleo de milho até dourar, sem deixar escurecer demais. Quando estiverem douradas, acrescente um pouquinho de sal, tire do fogo e reserve.
  7. 7.
    Repita o procedimento com a abobrinha. Ela vai estar no ponto quando tiver soltado toda a água. Salgue levemente no final da cocção e deixe de lado.
  8. 8.
    Agora só falta a berinjela. Antes de fritar, ferva rapidamente os retângulos de berinjela em água, escorra, e frite em seguida no óleo de milho.
  9. 9.
    Cozimento
  10. 10.
    Depois de fritar todos os legumes separadamente, você vai precisar de uma panela grande e pesada para finalizar o prato. Coloque o azeite de oliva, o alho picado, o açúcar e os demais temperos verdes para refogar. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Acrescente os tomates e deixe cozinhar por mais ou menos 15 minutos – até os tomates derreterem.
  11. 11.
    Feito isso, acrescente todos os legumes reservados, misture e deixe cozinhar por mais ou menos 30 minutos. Quando estiver cozido, retire os galhos de tempero e louro, e está pronto para servir.
  12. 12.
    À mesa
  13. 13.
    Você pode servir a ratatouille quente, como acompanhamento, ou frio, como entrada. O chef Dominique indica vinho branco para acompanhar peixe e ratatouille, e rosé, se optar pela carne de porco.
A receita, típica da cozinha provençal, leva basicamente legumes, temperos e azeite. O chef francês, de ascendência portuguesa, vive há quatro anos no Brasil e adora servir o prato aos seus clientes.

Vídeo recomendado

Você pode gostar...

Penne ao Ratatouille

Penne ao Ratatouille

Por Luiz Lapetina

Pimentão Recheado

Pimentão Recheado

Por João Sena

Ratatouille

Ratatouille

Por Allan Vila Espejo

Couve-Flor Gratinada

Couve Flor Gratinada

Por A PAULA SARILHO SALOMÃO

⁠⁠⁠⁠

Comentários (2)

HAROLDO TEODORO

RECEITA MARAVILHOSA E DELICIOSA DO FILME RATATUILLE.

gracia teodoro

É UM FILME DE UM RATINHO, além de divertir, deixa a platéia com água na boca quando o ratinho cozinheiro Remy prepara a tradicional iguaria francesa que dá nome ao filme. Para você não ficar só na vontade, o G1 perguntou ao chef francês Dominique Moreira, do Dominique Bistrô, como se prepara uma verdadeira e tradicional ratatouille (pronuncia-se “ratatui”).

Legumes Azeite Berinjela Abobrinha Alho Amendoim Azeite de oliva Louro Pratos principais Receitas salgadas Salsinha Tomilho Óleo de milho Pimentão vermelho