1
logomarca cybercook

Ratatouille

Já Fiz

Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

Ingredientes (11)



Como Fazer

  1. 1.
    Corte as berinjelas em fatias longitudinais de perto de um centímetro de espessura. Disponha numa assadeira e espalhe bastante sal grosso por cima. Deixe descansar durante uma hora. As berinjelas vão soltar bastante água e devem perder um pouco do amargor.
  2. 2.
    Enquanto isso prepare os demais ingredientes. Se quiser, descasque os pimentões. Sem as cascas, eles ficam mais fáceis de digerir. Para isso, espete num garfo de cozinha e leve diretamente à chama do gás. Vá virando até queimar, até deixar preta, toda a superfície. Retire a pele sob água corrente, esfregando com as mãos. Retire os talos, as sementes e corte em quadrados de uns dois centímetros.
  3. 3.
    Corte a abobrinha em fatias e depois em cubos de mais ou menos uns dois centímetros.
  4. 4.
    Pique as cebolas, os dentes de alho. Corte com as mãos as folhas de manjericão.
  5. 5.
    Passado o tempo de descanso no sal (uma hora), prepare a berinjela. Retire as fatias do sal e lave muito bem. É bom lavar umas duas vezes para retirar o sal. Seque com cuidado e corte em quadrados de uns dois centímetros.
  6. 6.
    Com todos os ingredientes preparados, esquente o azeite numa frigideira grande e pesada. Fogo baixo. Refogue rapidamente a cebola e o alho. A cebola deve apenas murchar, sem mudar de cor. Acrescente os demais ingredientes (berinjelas, abobrinhas e pimentões).
  7. 7.
    Vá refogando no fogo bem baixo, mexendo de tempo em tempo com a colher de pau, até cozinhar os vegetais. Deve secar o líquido que eles naturalmente soltam, o que leva de 20 a 30 minutos.
  8. 8.
    Salgue, apimente e retire do fogo. Espalhe por cima o manjericão e sirva.
Sugestões de vinhos: Admite tintos, brancos e rosados. Prefiro os tintos aromáticos e meio robustos como os da Provence. Utensílios: Uma faca, uma tábua de cozinha, um garfo de cozinha com haste longa, uma colher de pau, uma frigideira grande, pesada e os pratos para dispor os ingredientes.
Já Fiz

Vídeo recomendado

Mousse de Chocolate Arcor 70%

Você pode gostar...

Penne ao Ratatouille

Penne ao Ratatouille

Por Luiz Lapetina

Ratatouille

Ratatouille

Por Allan Vila

Abobrinha ao creme de leite

Abobrinha ao creme de leite

Por Louyse Ferreira

Pimentão Recheado

Pimentão Recheado

Por João Sena

Comentários (0)

Legumes Azeite Berinjela Abobrinha Alho Azeite de oliva Pratos principais Receitas salgadas

Ratatouille