Início

Receitas

Doces

Receita alemã/ Doce de ovo

Receita alemã/ Doce de ovo

vegetariana
sem glúten

0

Tempo de preparo

46 min

Porção

4 porções

Cifrão

Valor por porção

R$0,78

Informação nutricional

Valor nutricional

291,58 kcal

ROSEMARA ERNESTO FERREIRA

Receita enviada por ROSEMARA ERNESTO FERREIRA

Em 23/08/2007

Ingredientes

Como Fazer

  • 1. Numa tigela bata os 4 ovos até misturar bem as gemas com as claras.

  • 2. Depois coloque o açúcar e a canela. Bata tudo muito bem. Na mão mesmo. Reserve.

  • 3. Numa panela em fogo médio derreta uma colher de sopa de manteiga, quando estiver bem derretida misture o creme de ovos que estava reservado. Deixe ferver, mexendo bem e sem parar até dar o ponto do doce!! Só então acrescente as 2 colheres de leite.

  • 4. Obs.: O leite ajuda a não endurecer nem deixa açucarar o doce.

  • 5. O doce pode ser saboreado frio ou quente. Na culinária alemã o costume é comer com pão caseiro também com nata ou coalhada.

Logo Carrefour

Sobraram ingredientes?

Nós te ajudamos a encontrar novas receitas:

Selecione os ingredientes que sobraram:

Categorias Relacionadas
Recomendamos pra você
Comentários
Douglas Michels

Douglas Michels

15/06/2021

Nossa! Igual o doce que minha vó fazia, filha de alemão, trazia na culinária e no idioma as raízes alemães. Há muito tempo eu procurava essa receita, e hoje achei essa receita que é igualzinho o que minha vó fazia. Vou fazer todo e comer com pão. Vielen Dank!!!

Ananda

Ananda

22/07/2014

Adorei...ainda mais quentinho...muito bom e rápido para fazer! Eu fiz algumas modificações, não tinha canela então adicionei baunilha; não tinha leite então não coloquei; e para incrementar adicionei coco ralado...ficou muito bom mesmo!!!

Juliana

Juliana

15/11/2013

Adorei a chimia! Delicioso...

Graziela C. Boing

Quem ta comentando que não soube fazer, nunca ter ouvido falar e/ou achou estranho? Pois então, vcs não são alemães mesmo....kkkkk Este doce se chama chimia.. e já comi muito.. inclusive meu marido faz sempre pq as crianças amam!! Mas tem uma dica: Não deixe passar do ponto.. não deixar muito dura.. o segredo é colocar numa panela (se puder de ferro) que não seja fácil de grudar, panela que não queime rápido, mexa e logo tire!! Não deixe secar muito/encorpar muito!! É realmente de lamber os dedos!! Parabenizo ROSEMARAERNESTO por ter lembrado desta receita e ter disponibilizado para esse Brasilzão!! Pode-se dizer que é uma receita típica daqui.. pois já existe em nosso meio desde o comecinho de nosso país trazido pelos colonizados alemães. E eu como uma mistura e uma de minhas descendências é de alemão, bem típica brasileira.. e amei ver esta receita aqui. Que me traz muitas lembranças boas, lembranças de minha infância, de minha avó!!♥

Patricia Magalhães

Hoje bateu uma vontade de comer "chimia", doce que a minha avó Adelina, catarinense e neta de alemã, fazia para comermos com pão... Se bem que eu gostava mesmo era de comer puro, com a colher bem cheia! Não aprendi a fazer, não anotei a receita (ela sempre tinha as receitas "de cabeça", como dizia) e no saudosismo do doce, lembrei-me dos ingredientes, quando finalmente, encontrei-a aqui! Graziela C. Boing, só quem conviveu com descendentes de alemães sabe o quanto é gostosa uma Chimia, bem lisa, com consistência de geléia, não é?

Sílvia

Sílvia

23/07/2012

Fiz em casa, o negocio tem consistência de doce de banana com canela, o gosto é péssimo....

guih

guih

17/05/2012

Não sei se fiz certo mesmo, mas ficou bom, e como não tinha tinha canela, fiz assim mesmo. Ficou com aparencia de ovos mexidos um pouco menos, digamos , "sólidos" que estes. Ah sim, eu pus 2 colheres de leite quando ainda estava no fogo e depois que absorveu um pouco , tirei do fogo e botei mais um pouco de leite e levei a geladeira.

sarah melo

sarah melo

19/03/2012

eu nunca ouvi falar em ovo doce mas confeso fico maravilhoso♥

Charlles

Charlles

27/11/2011

Eu usei a batedeira para misturar os ingredientes, e óleo ao invés de manteiga, ficou com uma aparência de polenta, mais próximo a de um doce para passa no pão. Muito bom!

deusa

deusa

25/11/2011

fiz e ficou o maior estranho, o gosto ficou muito bom, mas com aparência de ovos mexidos, será que deixar passar do ponto? alguem me ajude

Miryan

Miryan

05/10/2010

Eu nunca havia escutado falar em Doce de Ovos,mas experimentei na casa de uma amiga. E adorei,é muito forte ,é claro,mas é muito gostoso!