Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

Receita Artezanal Para Produção De Vinagres Puros

sem lactose·sem glúten·

Seja para aprender algo novo ou para ajeitar aquele tempero que sempre acaba ficando mais forte, as receitas do CyberCook, como esta receita de Receita artezanal para produção de vinagres puros, são testadas e aprovadas por todos que tiveram o mesmo interesse que você: a cozinha do dia-a-dia! Confira todas as dicas e detalhes dessa receita de Receita artezanal para produção de vinagres puros que é uma delícia e simples de ser feita! Divirta-se, delicie-se e aprenda sempre mais!

Preparo

0h0

Quer preço e análise nutricional nessa receita?

Receitas com informação nutricional e preço

  1. Orlando Zancanaro Junior
    Profº de Tecnologia de Fermentação da USP


    1 - Prepare o suco da fruta como se fosse para beber. Frutos pouco doces como laranja, maçã, melancia, etc, deve-se adicionar cerca de 60 gramas de açúcar por litro de suco obtido.
    2 - Acrescente cerca de 1 g de fermento prensado (fermento de pão) e uma colher de suco de limão para cada litro de suco. Existem pacotinhos de fermento prensado de 15 gramas cada e portanto pode servir para 15 litros, metade para 7,5 litros e assim por diante.
    3 - Deixe fermentar durante uma semana num recipiente de plástico, vidro ou aço inox. Mantenha um pano fino cobrindo a entrada do recipiente para evitar entrada de insetos e permitir a saída do gás carbônico que se forma na fermentação. Se a espuma que se forma alcançar o pano, retire, lave e o recoloque. A formação de espuma indica boa fermentação.
    4 - Passado o tempo recomendado, coe em pano de algodão procurando se livrar do sedimento que está no fundo, pois ele turva o fermentado. O armazenamento deste suco fermentado (vinho) em garrafas plásticas de 2 litros por cerca de 2 meses torna o produto bem límpido pois o sedimento restante da filtração vai também para o fundo. É bom afrouxar a tampa uma vez por semana para liberar o gás residual, entretanto, deve se manter a tampa apertada pois a presença do gás protege o vinho de infecções prejudiciais durante a clarificação do produto. Entenda bem; o gás é importante porém o excesso deve ser liberado e ficar apenas uma pequena pressão sobre o vinho.
    5 - Coloque este suco fermentado e limpo (vinho clarificado) num recipiente também inoxidável(plástico, vidro, aço inox. Etc) de forma que ocupe aproximadamente metade do recipiente pois nesta fase fermentativa é preciso bastante ar. Adicione cerca de um copo de vinagre comercial por litro de fermentado. Ajuste o pano de algodão na boca do recipiente e amarre para evitar os insetos que tentarão entrar de todas as maneiras possíveis, pois eles amam esse produto e se entrarem vão criar muitos filhotinhos ali pois eles sabem o que é bom para suas crias.
    6 - Mantenha assim por cerca de 40 dias, num local limpo e de temperatura amena(Nem muito quente nem muito frio). Deve-se formar uma espécie de nata sobre o material. Essa nata não deve ser tocada nem agitada pois é o fermento do vinagre(mãe do vinagre) e necessita permanecer na superfície para absorver o ar que vai oxidar o álcool do vinho a ácido acético.
    7 - Passado o tempo recomendado o vinagre deve estar pronto. Prove: Se achar fraco deixe mais uns dias e se achar muito ácido está pronto. Para consumir dilua com água a gosto.
    8 - Coe no pano novamente e armazene em recipiente bem fechado. As garrafas plásticas de 2 litros são excelentes pois vedam completamente e permitem que os sedimentos restantes se depositem no fundo facilitando sua remoção. Nestas garrafas, o vinagre fica completamente isolado, envelhece e melhora com o tempo, tornando-se mais saboroso, aromático e brilhante.
    9 - Ao ser aberto para uso, o vinagre deve ser transferido para garrafas pequenas pois o produto pode voltar a fermentar e turvar. A adição de 1 grama de sal por litro de vinagre evita essa turvação pois o sal age como conservante natural do vinagre. Bons frutos, capricho na fermentação e envelhecimento fornecem excelentes vinagres. Os vinagres puros tem efeitos benéficos à saúde e um hábito alimentar bastante saudável é temperar as verduras com vinagre puro, azeite, alho, cebola e outros condimentos de preferências pessoais. Após algum tempo o vinagre extrai os componentes nutritivos e saudáveis dos vegetais formando um suco nutritivo e medicamentoso e que deve ser tomado com colher ao final da refeição. Se alguém lhe acusar de mal educado não ligue pois seu órgãos internos o achará muito simpático, educado e inteligente pois você estará ingerindo um verdadeiro elixir da saúde..
Cozinha Light
por   Cozinha Light
Prato para refeições

Gostou dessa receita?

Receba gratuitamente receitas como essa no seu e-mail e aproveite nossas dicas com o melhor do Cybercook.

Nome

O nome completo é utilizado para validação do cadastro em nossa plataforma, bem como para que possamos prestar nossos serviços e cumprir com as obrigações assumidas. Para saber mais veja nossa Política de privacidade

E-mail

O preenchimento de e-mail é necessário para confirmação de cadastrado, bem como para envio de comunicações relativas aos produtos e serviços disponibilizados em nossa plataforma. Para saber mais veja nossa Política de privacidade

Icone envelope de e-mail

Falta pouco!

Dentro de instantes enviaremos um e-mail solicitando a confirmação do seu interesse em nosso conteúdo. Por favor, verifique o seu e-mail.

Categorias:

Receita Artezanal Para Produção De Vinagres Puros