1
logomarca cybercook

Receitas com Uva (Dia da Uva)

Já Fiz

Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

  1. Receitas com Uva (Dia da Uva) As cavernas pré-históricas já continham sementes de uvas. Existem mais de 5000 variedades de uvas e vinho. É bom lembrar que as uvas de mesa não servem para fazer vinho. A raiz da videira penetra cerca de 7 metros palas várias camadas do solo. E quanto mais pobre o solo, mais ela afunda e mais nobre resultará a uva. E se tiver um ano bem seco, com muito sol, melhor ainda. É por isso, que alguns anos são preciosos. Mas existe um clima ideal para plantar uvas. Não menos que 15 graus e não mais que 30 e a altitude em torno de 800 m.
    A Itália foi o principal divulgador da uva pelo mundo. Não se sabe ao certo mas a Groelândia parece ser o lugar da origem das primeiras uvas, cerca de 12.000 anos atrás. E como surgiu o vinho. Os primeiros homens armazenaram uvas maduras e produziu um suco no fundo da cavidade onde estavam. Aí o açúcar se transformou em álcool ao entrar em contato com o fermento existente na pele.
    No Brasil, chegou em 1532 com a expedição de Martim Afonso pelas mãos do colonizador Brás Cubas. Primeiro tentaram em São Vicente. Depois, como não dava certo, em 1551, foi plantado onde é hoje o bairro do Tatuapé. Lógico, que o forte do nosso vinho viria no sul do país a partir de 1839. Primeiro com a uva Isabel , boa para sucos e ao natural e depois a partir de 1930, com a uva para vinho.

    Valor nutricional
    Calorias - 76 kcal / cada 100 g
    P- 0,6
    G - 0,7
    C - 16,7
    Potássio, ferro, vitaminas


    Canapés de Uvas Italia
    (aproximadamente 24 unidades 15 calorias cada)

    Ingredientes
    - 12 uvas itália de bom tamanho para serem cortadas para descaroçar
    - palitos de canapés
    - alface americana picada
    - 100 g queijo cottage
    - 30 g de queijo provolone
    - 1 colher (sopa) de xerém (castanha de caju moída)

    Modo de Preparo
    Bata no processador o queijo cottage e o queijo provolone. Tempere o creme obtido com ervas, se gostar. Não bata muito para que fiquem pedacinhos de provolone. Com auxílio de uma colher de chá, recheie cada uva. Espete um palitinho e polvilhe ligeiramente com o xerém. Coloque sobre uma cama de alface picada ou rúcula.

    Frango Grelhado com Uvas

    Ingredientes
    - 1 filé de frango com cerca de 150 g
    - 6 uvas rubi ou italia sem pele e sem semente
    - 2 colheres (sopa) de vinho branco
    - 2 colheres (sopa) de creme de leite light
    - 1 colher (sopa) de sopa de cebolinha verde picada

    Modo de Preparo
    Numa frigideira antiaderente, grelhe o filé, em fogo baixo. Vire quando começar a dourar, tempere com sal e pimenta-do-reino. Depois que estiver frito, coloque as uvas, regue com o vinho e, por fim, junte o creme de leite. Polvilhe cebolinha verde. Sirva com brócolis e arroz integral.

    Gelatina de Uvas

    Ingredientes
    - 1/2 xícara (chá) de uvas sem semente
    - 2 colheres (chá) de gelatinha sem sabor
    - 4 colheres (sopa) de vinho branco
    - adoçante a gosto

    Modo de Preparo
    Dissolva a gelatina em meia xícara de água fria. Leve ao microondas para dissolver. Tempere a gelatina com o vinho branco e adoçante. Molhe uma forma, acomode as uvas, despeje a gelatina e leve à geladeira para gelar. Sirva com o molho de vinho tinto.

    Molho
    - vinho tinto
    - 1/2 xícara (chá) de Água
    - adoçante (mais ou menos 1 colher de sopa)
    - 1 colher (chá) de amido de milho

    Modo de Preparo
    Leve ao fogo até engrossar..
Já Fiz

Vídeo recomendado

Mousse de Chocolate Arcor 70%

Comentários (0)

Lanches

Receitas com Uva (Dia da Uva)