Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

Receitas de Licores

sem lactose·sem glúten·

Seja para aprender algo novo ou para ajeitar aquele tempero que sempre acaba ficando mais forte, as receitas do CyberCook, como esta receita de Receitas de licores, são testadas e aprovadas por todos que tiveram o mesmo interesse que você: a cozinha do dia-a-dia! Confira todas as dicas e detalhes dessa receita de Receitas de licores que é uma delícia e simples de ser feita! Divirta-se, delicie-se e aprenda sempre mais!

Preparo

0h0

Quer preço e análise nutricional nessa receita?

Receitas com informação nutricional e preço

  1. Licores são feitos em vasilhame cristal, vidro ou louça. Os licores claros serão feitos com açúcar refinado. Empregue frutas em perfeito estado de conservação. Use sempre aguardente pura, na falta da mesma usar álcool. As rolhas deverão ser novas e esterilizadas antes do uso. Um tempo longo de maturação ou envelhecimento do licor é fundamental para ele adquirir o seu aroma e sabor particularmente fino e requintado. Assim, quanto mais velho, tenha certeza, melhor será o seu licor. Por isso, a maioria dos licores deve ser consumida pelo menos 3 meses de envelhecimento natural. Colheres de pau são as mais indicadas, pois não entram em reação com as substâncias, nem transmitem odores ou sabores estranhos. Não utilize nenhum recipiente sem antes lavá-los com água fervente. Também os panos usados na filtragem, muito cuidado na higiene para evitar a fermentação coloque sempre data para saber quando deverá usá-los. Misture sempre a infusão com a calda fria e afastado do fogo. Para vedar bem os licores, derreta parafina em banho-maria e mergulhe só a boca do vidro. Após a vedação, gosto de cobrir a boca do vidro com um pedaço de saco de estopa (quadrado desfiado as pontas), amarrando-o com o próprio cordão do saco para decorar. Fica muito interessante!


    1. Licor de Caju

    - 1/2 L de suco de caju
    - 20 ml de suco de limão
    - 1 L de aguardente
    - 1 L de água
    - 1 Kg de açúcar

    Coloque em maceração na aguardente o suco de caju e o suco de limão por 3 dias. Filtre, faça uma calda (xarope) de açúcar e água. Depois de fria, adicione ao líquido macerado, filtre, engarrafe e deixe envelhecer por 5 meses.

    Xarope: nada mais é do que o resultado da mistura do açúcar com a água. Colocar o açúcar na água até a sua dissolução completa. Depois, é levado ao fogo sem mexer até formar uma calda grossa. Quando começar a ferver, conte 20 minutos.

    Dica: não deve mexer o açúcar quando estiver fervendo para evitar que se açucare.

    2. Licor de Abacaxi

    - 2 abacaxis
    - 2 copos aguardente
    - 2 Kg açúcar
    - 2 copos água

    Escolha abacaxis médios e maduros. Corte-os em pedaços, retirando os nós. Coloque-os numa panela com água e deixe no fogo até ferver (no ponto de poder espremer). Junte o açúcar e mexa com uma colher de pau. Leve novamente ao fogo até a mistura engrossar. Depois de frio acrescente a aguardente, misturando muito bem com a colher de pau, filtre o licor, engarrafe e tampe muito bem.

    3. Licor de Ameixa

    - 1/2 Kg de ameixas
    - 1 Kg de açúcar
    - 12 xícaras de chá de água
    - 1 L de aguardente
    - 2 xícaras de chá de conhaque

    Deixe as ameixas de molho na água em uma vasilha de louça ou vidro. No dia seguinte, leve ao fogo em uma panela de ágata para ferver bastante, coe e apure 6 vezes do caldo. Acrescente o açúcar e leve novamente ao fogo, até começar a ferver. Retire do fogo, deixe esfriar, coloque a aguardente lentamente e em seguida o conhaque. Mexa muito bem com colher de pau. Filtre, engarrafe e feche muito bem. Deixe envelhecer cerca de 4 meses.

    4. Licor de Bananas

    - 1/2 Kg de bananas
    - 1/2 Kg de açúcar
    - 1 L de aguardente
    - 1 L de água
    - paus de canela
    - 4 cravos da índia

    Esmague bem as bananas e coloque num frasco de vidro com a aguardente, a canela e os cravos. Tampe muito bem e deixe em maceração durante 15 dias. Filtre. Faça uma calda com o açúcar e a água e, quando estiver frio, adicione ao líquido macerado. Engarrafe e deixe envelhecer por 6 meses.

    5. Licor de Cereja

    - 1 Kg de cerejas
    - 1 L de aguardente
    - suco de 1/2 limão
    - 1,2 L de xarope de açúcar (receita básica)

    Lave muito bem as cerejas, descasque-as e passe a polpa na peneira. Coloque num recipiente de vidro, acrescente o xarope e o suco de limão. Misture bem com colher de pau e deixe descansar por uma noite. Coe e junte a aguardente. Guarde em um recipiente hermeticamente fechado durante 15 dias, agitando a cada dia. Após esse período filtre, engarrafe e deixe envelhecer no mínimo 6 meses.

    6. Licor de Jenipapo

    - 5 jenipapos
    - 1 L de aguardente
    - 700 ml de xarope de açúcar
    - 1 colher de chá de baunilha triturada

    Descasque e corte os jenipapos, tire as sementes, coloque a baunilha. Num recipiente de vidro, coloque esta mistura e acrescente a aguardente. Deixe de 3 a 5 dias para macerar. Passado esse tempo, filtre, acrescente o xarope e coloque num recipiente para descansar de um dia para outro. Sem movimentar o recipiente (para evitar que o depósito formado no fundo se misture com o líquido novamente), retire o líquido, engarrafe, feche hermeticamente. Deixe descansar por 3 meses.


    7. Licor de Pêssego

    - 1 Kg de pêssegos
    - 1 L de aguardente
    - 800 gr de açúcar
    - 300 ml de água

    Escolha os pêssegos de ótima aparência, maduros, no ponto. Lave-os muito bem e seque-os. Retire os caroços e coloque as polpas em um vidro grande. Misture a aguardente e feche muito bem. Deixe em maceração por 8 dias. Após esse período, retire as polpas e acrescente o açúcar com a água. Tampe o vidro novamente. Para dissolver o açúcar completamente, agite o frasco várias vezes por dia. Após 24 h filtre e engarrafe. Vede com parafina derretida em volta da rolha. Espere no mínimo 6 meses para saborear esse delicioso licor..
Karina Pamplona
por   Karina Pamplona
Prato para refeições

Gostou dessa receita?

Receba gratuitamente receitas como essa no seu e-mail e aproveite nossas dicas com o melhor do Cybercook.

Nome

O nome completo é utilizado para validação do cadastro em nossa plataforma, bem como para que possamos prestar nossos serviços e cumprir com as obrigações assumidas. Para saber mais veja nossa Política de privacidade

E-mail

O preenchimento de e-mail é necessário para confirmação de cadastrado, bem como para envio de comunicações relativas aos produtos e serviços disponibilizados em nossa plataforma. Para saber mais veja nossa Política de privacidade

Icone envelope de e-mail

Falta pouco!

Dentro de instantes enviaremos um e-mail solicitando a confirmação do seu interesse em nosso conteúdo. Por favor, verifique o seu e-mail.

Categorias:

Lanches

Receitas de Licores