Sardinha escabeche na panela de pressão

Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

Ingredientes (11)


Preparo

  1. Fazer uma "cama" na panela de pressão com uma cebola cortada em rodelas. Colocar as sardinhas e cobri-las com os demais ingredientes, finalizando com o óleo e o vinagre. Levar ao fogo e, quando começar a ferver deixar mais 20 minutos e apagar o fogo. Abrir a panela só quando estiver totalmente fria, de preferência no dia seguinte. É uma ótima entrada que pode ser servida com pão italiano e se conserva na geladeira por 15 dias. Não pode ser congelada.
Além desse prato ficar delicioso a sardinha tem um papel importantíssimo para o nosso organismo. A sardinha contêm ômegas, um tipo de gordura essencial para o organismo, faz bem para a saúde. Ainda mais se o alimento possuir os três tipos de ômega: 3, 6 e o 9, nas quantidades corretas. A sardinha é uma campeã nesse quesito: como alguns pescados de águas mais frias, tem todos os ômegas na proporção ideal, além de ser uma fonte rica de proteína, cálcio, selênio, vitaminas B12 e D - nutrientes essenciais para a boa nutrição. Os benefícios desse peixe, um dos mais baratos do mercado, são inúmeros e têm comprovação científica. Especialistas acreditam que o seu consumo seja capaz de reduzir o risco de infarto, baixar o nível de triglicérides e também auxiliar na prevenção de diabetes, osteoporose e enxaquecas. De acordo com estudo do Centro de Genética, Nutrição e Saúde de Washington, nos Estados Unidos, a gordura da sardinha é capaz de diminuir a tendência para processos inflamatórios e dolorosos, como as dores de cabeça. "Duas sardinhas, duas a três vezes por semana, são suficientes para se obter os benefícios", recomenda a nutricionista da rede de clínicas Anna Aslan. A forma mais comum de consumo é a sardinha em lata. Mas também é possível encontrá-la fresca, em feiras, supermercados e peixarias. Ao optar pelo consumo do alimento fresco, é preciso prestar atenção em alguns detalhes para termos certeza de que estamos comprando sardinha fresca. "O aspecto geral do peixe precisa ser brilhante e de cores bem vivas, o corpo e a pele devem estar firmes, e a carne vermelho-escura e macia ao toque. Quando a carne fica mole é sinal de que o peixe não está fresco. Pressione o peixe com os dedos, se deixarem marcas, desista da compra. Os olhos do peixe também devem ter aspecto brilhante, tanto a parte clara transparente, quanto a pupila negra", ensina Anna Aslan. Limpo e enxuto, o peixe pode ser conservado no freezer, em casa, por até seis meses. Latas de sardinha fechadas e dentro do prazo de validade podem ser guardadas por cerca de um ano em lugar fresco e sem luz, a uma temperatura média de 180C. Depois de aberta a lata, o conteúdo precisa ser consumido em dois dias, desde que mantido em geladeira e em recipiente fechado. Fontes: O Fluminense http://receitasdetodososdias.blogspot.com/search/label/Alimenta%C3%A7%C3%A3o%20Saud%C3%A1vel.

Vídeo recomendado

Comentários (1)

mjbcm

Os anuncios nao deixam ler a receita, nao consigo remove-lo, nem move-lo para outro lugar. Ele fica sobre a receita.

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou:

Peixes e frutos do mar Azeite Alho Louro Peixe Pratos principais Receitas de peixes Salsinha Sardinha Vinagre Pimenta do reino Filé de sardinha Panela de pressão Pimentão verde Pimentão vermelho Receitas com sardinha e atum