Início

Receitas

Sopas

Sopa Francesa de Cebola

Sopa Francesa de Cebola

vegetariana
diet

0

Tempo de preparo

1h45

Porção

8 porções

Cifrão

Valor por porção

R$5,78

Informação nutricional

Valor nutricional

344,78 kcal

Selma Ferreira Braga Bulhões

Receita enviada por Selma Ferreira Braga Bulhões

Em 17/07/2009

Caldo de legumes

Sopa

Pão gratinado

Caldo de legumes

  • 1. Espete os cravos na cebola. Em uma panela grande, aqueça a margarina e refogue a cebola, o alho-poró, a cenoura e os talos de salsão por 5 minutos. Junte o buquê de ervas e o dente de alho. Cubra com cerca de 2 litros de água fria. Mantenha em fogo baixo por cerca de 40 minutos, para concentrar o sabor dos legumes. Deve-se regular o fogo de maneira que o caldo não ferva, mas entre apenas em leve ebulição. Coe e reserve.

Sopa

  • 1. Derreta a margarina em uma frigideira grande, acrescente as cebolas e deixe-as dourar por cerca de 20 minutos, em fogo baixo, até caramelizarem. Junte o vinho e reduza à metade. Acrescente a cebola caramelizada ao caldo de legumes e cozinhe em fogo alto, por mais 3 minutos. Tempere com sal e mantenha em fogo baixo enquanto prepara o pão.

  • 2. Despeje, pela lateral do refratário, ¼ de xícara (chá) do caldo da sopa no fundo de cada refratário. Leve-os para gratinar em forno, preaquecido, à 220ºC até o queijo ficar dourado, cerca de 20 minutos.

  • 3. Na hora de servir, coloque 1 concha de sopa em cada refratário. Complete com mais sopa à medida em que for consumindo.

Pão gratinado

  • 1. Pão gratinado: misture bem os dois queijos e reserve. Espalhe ½ colher (sopa) de margarina em cada fatia de pão. Cubra com uma fatia de pão o fundo de 6 a 8 refratários redondos individuais (caso a fatia de pão seja maior que o refratário, corte-a para ajustar ao refratário). Espalhe cerca de 3 colheres (sopa) de queijo sobre os pães e repita o mesmo processo por mais 2 vezes, terminando com o queijo.

Dica do CyberCook

  • 1. Caso não queira preparar a sopa em porções individuais, monte o pão gratinado em um refratário fundo ou em uma panela de barro que possa ir ao forno.

  • 2. Deixe a sopa mais cremosa: bata metade da cebola já cozida com um pouco do próprio caldo no liquidificador.

  • 3. Se preferir, faça a sopa usando caldo de legumes em tabletes: use 2 unidades para 1,5 litros de água .

  • 4. Para variar o sabor da sopa, substitua a cebola por alho-poró ou aspargos frescos.

Logo Carrefour

Sobraram ingredientes?

Nós te ajudamos a encontrar novas receitas:

Selecione os ingredientes que sobraram:

Recomendamos pra você
Comentários