1

Spaghetti alla Puttanesca

Spaghetti alla Puttanesca

Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

Ingredientes (8)


Preparo

  • Refogue o alho e a cebola em azeite quente (coloque todo o azeite menos uma colher de sopa) Deixe murchar e acrescente a anchova (fogo baixo) e cozinhe, mexendo com uma colher de pau, até as anchovas se desmancharem. Aumente o fogo para médio e adicione os tomates com uma pitadinha de sal. Quando o molho começar a ferver, abaixe o fogo e cozinhe até os tomates terem se reduzido e se separado do óleo, entre 20 a 40 minutos, dependendo do tamanho da panela. Retire do fogo e reserve. Ponha 4 litros de água para ferver em uma panela grande. Deixe a água ferver primeiro e depois acrescente um punhado de sal grosso, que segundo os italianos é melhor para cozinhar massa que o sal refinado e coloque a massa toda de uma vez quando estiver fervendo, mexendo até os fios submergirem. Quando a massa estiver quase no ponto volte o molho ao fogo médio e adicione o manjericão, as alcaparras e as azeitonas. Com a massa al dente, escorra, acrescente uma colher de sopa de manteiga, e junte ao molho em fogo baixo, adicionando o restante do azeite. Prove o sal e sirva.
A história que se conta do prato é que seria usado pelas prostitutas para seduzir os clientes, já que Puttanesca é prostituta. Conta-se que antigamente, na Itália, na zona de Nápoles, as prostitutas, trabalhadoras até altas horas da madrugada, no dia seguinte sempre se levantavam já com o sol alto, chegando aos postos de venda dos mercados quando estes já escasseavam de ingredientes para elaborarem os seus pratos de massa. Encontravam apenas o que as senhoras não queriam e que sobrava nos postos de venda… anchovas, alcaparras e tomates. Assim, misturando estes ingredientes elaboravam o molho que juntavam aos pratos de massa diários, derivando dai o nome de pasta à la putannesca. Bem, nessa história de “puttanesca” existem várias versões: há quem diga que é porque o prato é como um encontro com uma prostituta: fácil, rápido e bom! Outros dizem que é porque se faz rapidinho, entre dois trabalhos de “puttanesca”…

Tempo de preparo:

Comentários (0)

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: