1
logomarca cybercook

Strudel de Massa Doce de Nozes

Já Fiz

Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

Ingredientes (21)



Como Fazer

  1. 1.
    massa de fermento
  2. 2.
    Numa tigela misture 100 g de farinha de trigo (reserve os outros 400 g), 15 g de fermento granulado e depois 250 ml de leite morno (30º C a 34º C). (DICA: se utilizar o fermento biológico dilua-o antes no leite morno e depois misture-o na farinha de trigo). Misture bem até que fiquem bem incorporados.
  3. 3.
    Sobre esta massa despeje o restante da farinha de trigo (400 g reservados acima), 100 g açúcar, 100 g margarina ou manteiga, 1 colher (café rasa) de sal, ½ colher (café) de essência de baunilha, raspas da casca de 1 limão e 3 gemas. NÃO MISTURE, apenas deixe descansar.
  4. 4.
    Quando você observar que a farinha despejada começa a rachar, formando uma erosão é o momento de sovar a massa. Sove bem e depois deixe descansar numa tigela coberta com papel filme ou pano. Volte a sová-la e só então estará preparada para uso.
  5. 5.
    OBS: O ponto da massa é importante: quanto menos sovada, o glúten não se desenvolve e a massa fica sem elasticidade. Nota-se o ponto com os dedos, ela se solta facilmente e tem uma aparência lisa e de boa elasticidade.
  6. 6.
    Dica: Para esta receita do Strudel utilize apenas 200 g desta massa de fermento que você acabou de sovar. Reserve o restante para fazer pão trançado ou um outro Strudel.
  7. 7.
    Numa superfície lisa misture nas mãos 200 g de farinha de trigo com 200 g de margarina até homogeneizar.
  8. 8.
    Na mesma superfície lisa coloque 200 g da massa de fermento (preparada acima) e abra-a. Espalhe por toda a superfície a mistura de farinha e margarina (reservada acima) e incorpore bem. Novamente estique a massa com o auxílio de um rolo, coloque o recheio (de sua preferência) por toda a superfície da massa, reservando as bordas para facilitar o fechamento. Enrole como um rocambole. Pincele 3 gemas e risque com um garfo para formar um desenho.
  9. 9.
    Leve para assar em forno pré-aquecido a 190º C por 30 a 35 minutos.
  10. 10.
    Recheio:
  11. 11.
    Numa tigela misture 250 g de nozes moídas, 50 g de uva passas escuras, pitada de canela, farelo de pão-de-ló branco (opcional) e rum e mel (para dar o ponto) até formar uma massa compacta (o ponto é muito importante: se for muito mole, corre o risco do recheio se desfazer durante o cozimento no forno; muito duro ficará com consistência pesada). Reserve.
Já Fiz

Vídeo recomendado

 Salmão Frescatto com Risoto de Limão Siciliano

Você pode gostar...

Crostata de Nozes

Crostata de Nozes

Por Clemente

Strudel Salgado

Strudel Salgado

Por Maria Luisa

Torta Festiva

Torta Festiva

Por Rejane Laurindo

Strudel Salgado Light

Strudel Salgado Light

Por Shelly Rodrigues

Strudel salgado

Strudel salgado

Por Rui Carlos

Comentários (0)

Doces Oleaginosas Tortas doces Sobremesa Baunilha Canela Nozes Uva passa

Strudel de Massa Doce de Nozes