logomarca cybercook

Surubim com creme de coco

Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

Ingredientes (13)



Preparo

  1. 1.
    Lave o peixe, tempere com sal e pimenta-do-reino e reserve. Escalde a folhas de acelga numa panela com 2 litros de água fervente por 1 minuto, ou até ficarem macias. Retire do fogo, escorra a água e abra as folhas de acelga numa superfície lisa. Sobre cada folha, coloque um filé de surubim e embrulhe-o, fazendo um pacote. Leve ao fogo uma panela com o caldo e os pacotes de peixe por 15 minutos, ou até o peixe ficar macio. Retire do fogo e reserve o peixe e o caldo. Creme de coco: numa panela refogue a cebola na manteiga, mexendo de vez em quando, por 3 minutos, ou até a cebola ficar transparente. Polvilhe a farinha de trigo misturada com o gengibre e doure, sem parar de mexer. Junte, aos poucos, e sem parar de mexer, 2 xícaras (chá) do caldo de peixe reservado. Adicione o leite de coco, o coco e o sal e cozinhe, mexendo de vez em quando, por 12 minutos, ou até encorpar um pouco. Não deve ficar um creme muito espesso. Acerte o sal e retire do fogo. Reserve. Forre os pratos com o creme de coco e coloque no centro o pacote de peixe. Abra os pacotes e coloque mais creme sobre os peixes. Decore com as fitas de coco.
  2. 2.
    Dicas:
  3. 3.
    Caldo de peixe: lave as espinhas e as cabeças do peixe (elimime as guelras), que devem pesar em torno de 1 kg no total. Parta as espinhas do peixe em vários locais (para liberar a gelatina). Coloque-as numa tigela com as cabeças e cubra com água gelada. Deixe na geladeira por 3 horas, trocando a água a cada 30 minutos. Retire a tigela da geladeira, escorra a água e coloque a carcaça em uma panela. Junte 1 litro de água fria, 1/2 litro de vinho branco (opcional), 2 cebolas médias em rodelas e 1 maço de ervas frescas amarradas. Se necessário, adicione mais água, até cobrir os ingredientes. Leve para cozinhar e, assim que ferver, reduza o fogo. Deixe por mais 20 minutos, mexendo de vez em quando. Retire do fogo e coe o caldo em uma peneira de malha fina ou com um pano.

Vídeo recomendado

Você pode gostar...

Filé de peixe exótico

Filé de peixe exótico

Por Rui Carlos de Oliveira

Pintado Sul-Matogrossense

Pintado Sul Matogrossense

Por silvana silveira

⁠⁠⁠⁠

Comentários (0)

Peixes e frutos do mar Acelga Caldo de peixe Coco ralado Gengibre Leite de coco Peixe Pintado Pratos principais Receitas de peixes Surubim