Tacacá

Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

Ingredientes (9)


Preparo

  • Numa panela, coloque o tucupi, o alho, a chicória, o sal e a pimenta. Leve ao fogo alto e deixe ferver. Abaixe o fogo, tampe a panela e cozinhe por cerca de 10 minutos. Enquanto isso, em outra panela, coloque as folhas de Jambú, cubra com água e cozinhe até os talos ficarem macios. Tire do fogo e escorra bem. Lave os camarões secos em água corrente, coloque numa panela, cubra com água, leve ao fogo alto e deixe ferver. Tire do fogo e descarte as cabeças e cascas dos camarões. Coloque o polvilho e 4 xícaras de água numa panela, misture, leve ao fogo alto e cozinhe, mexendo sempre até obter um mingau transparente. Em cubas individuais, distribua o tucupi quente, o mingau de polvilho, as folhas de Jambú e os camarões. Leve imediatamente à mesa.

Tempo de preparo:
Rendimento: 4 porções

Tags:

Sopas Brasileira Camarão Entradas Norte Pimenta de cheiro Polvilho Polvilho azedo Receitas salgadas Tucupi Camarão seco Chicória Jambú

Comentários (9)

eu samanta sou carioca mas adoro comidas que sao do norte , adoro tacaca,boinhao de dois, pato no tucupi, acarajé,etc... todas essas comida nao tem nota porq e muito delicioza se eu fosse dar uma nota seria 1000 mil.....

Tacacá realmente é uma delícia, faço praticamente todos os dias aqui em casa. Quando não tem jambú, faço com espinafre e mesmo assim fica uma delícia. Parabéns, essa receita merece milhões de estrelinhas, me dá água na boca só de pensar.

Sou do Pará e adoro tacacá.

Amei a receita, parabéns *_*

Amei a receita, foi ótimo!

Fiz a receita do Tacaca e adoreeeeeiiiiiiiiiiiii. As receitas do Norte são uma delicia. Aprendi a fazer algumas coisas em Manaus.

Sou de Curitiba, e semana passada fui a uma feira de inverno que temos aqui, nesta tem comida de todas as regiões do Brasil. Tive o prazer de provar esse prato tipico do Pará e ache maravilhoso. Agora com a receita vou tentar fazer em casa. Contarei o resultado a vcs!

Prato típico do Pará, o tacacá é a iguria regional que mais aprecio. Fico feliz por ver este tão saboroso prato nos sites de receita da web, porém, sempre com alguns errinhos, como por exemplo o de tirar a casca do camarão. Aqui em Belém, nao se encontra ( ao menos nunca encontrei) tacazeira que prepare a iguaria tirando a casca do camarão. Na hora de colocar o tucupi na panela nao se põe a pimenta pra ferver junto; ela é usada pra dar um gostinho a mais quando ela ja estiver servida na cuia, tem gente que nao gosta de pimenta ou tem alergia. Realmente, o tacacá deve ser preparado ao gosto de quem vai tomar, mas só para esclarecemento: o tradicional é com a casca, a pimenta é ao gosto e deve ser servido numa cuia, indo embaixo( o primeiro a ser posto na cuia) um pouquinho de tucupi, depois a goma,por cima da goma uma maior quantidade de tucupi os camarões e o jambú. O jambú é um ingrediente especial. Quando se termina de tomar uma cuia de tacacá sente-se a boca dormente, efeito esse gostoso e proporcionado pelo jambú. Apreciem a receita, pois o prato é muito bom. Beijosss

Pra quem nunca provou, não sabe o que tá perdendo. Sabor único, picante, delicioso. é preciso tempo pra quem não é do norte, mas depois que aprende a gostar, não se esquece mesmo depois que se muda de Manaus. Saudades. Já tive acesso a todos os ingredientes, até o tucupi, menos o jambu.

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: