Tapenade de azeitonas e figos secos

Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

Ingredientes (10)


Preparo

  1. 1.
    Em uma panela pequena, cozinhe os figos na água, por 25 a 30 minutos ou até ficarem tenros (eu adicionei mais um pouco de água no meio do cozimento). Escorra os figos, guardando o liquido, e reserve.
  2. 2.
    No processador, ponha as azeitonas, o suco de limão, a mostarda, o alho picado, as alcaparras lavadas e escorridas, o alecrim e os figos. Triture por 1 ou 2 minutos (cuidado para não triturar demais pois ainda vamos adicionar o azeite). Com uma espátula, limpe as laterais da vasilha para retirar algum resíduo de ingrediente e triture até incorporá-los.
  3. 3.
    Adicione o azeite aos poucos, pelo tubo de alimentação do processador, e pare a máquina assim que a tapenade estiver na consistência certa. Eu acabei usando um pouco menos do que 1/2 copo de azeite e adicionei um pouco do liquido dos figos para diluir a tapenade um pouco. Tempere com sal, pimenta e ajuste o limão.
A tapenade é normalmente feita num pilão, o que confere a ela uma textura mais grossa. Se optar por fazer dessa forma, primeiro bata as azeitonas com o alho, as alcaparras, a mostarda e o alecrim. Depois vá adicionando os figos até ficarem bem quebrados. E por fim adicione o suco de limão, o azeite pingando-o e sal e pimenta. Mantenha a tapenade na geladeira mas deixe-a voltar à temperatura ambiente antes de usar. Crédito da receita: Cantinho Vegetariano

Tempo de preparo: 1 hora
Rendimento: 10 porções

Vídeo recomendado

Comentários (0)

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou:

Azeite Aperitivos e antepastos Francesa Alcaparra Alecrim Alho Azeitona Cozinha internacional Entradas Figo Mostarda dijon Sabores Pimenta do reino Suco de limão Azeitona sem caroço Receitas com Suco de Fruta