logomarca cybercook

Tomate Seco com Sal Grosso


Imprimir


Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

Ingredientes (5)



Preparo

  1. Corte os tomates no sentido longitudinal, lave bem e retire as sementes e o miolo (não descasque). Arrume as metades em uma assadeira, com as cascas para baixo, colocando em cada metade duas pedras de sal grosso. Leve ao forno baixo (se precisar, deixe uma frestinha da porta do forno aberta) e espere umas seis horas. Observe que o objetivo é desidratar o tomate e não assá-lo. O tomate vai reduzir pela metade o seu tamanho. Acondicione em um vidro, misture azeite, alho e orégano e deixe na geladeira por uma semana antes de consumir. É excelente para saladas, pizzas, molhos, aperitivos. O processo do forno pode ser substituído por 8 horas de sol muito quente (cubra a assadeira com um véu para proteger de insetos).

Imprimir


Rendimento: 1 porção

Vídeo recomendado

Comentários (4)

MONICA GONÇALVES

Salpique açúcar nos tomates quando estiverem na assadeira, pois ficam com uma cor mais dourada e com um sabor todo especial.

Paloma Campos Galtieri

Fiz esta receita com 3 quilos de tomate e me rendeu mais ou menos 0.5 kg de um tomate seco delicioso. Demorada mais facílima. Vale muito a pena.

Eduardo Gomes Martins

De preferencia use tomates do tipo (Débora), o trabalho é grande mais vale a pena, uma dica importante antes de colococar os tomates nos vidros de uma refogada no azeite com alho, azeitonas em fatias e uma pitadinha de pimenta, fica uma delicia ....

Alexandre Vieira Canatella

Testa e aprovado. Fica bom mesmo.

Brasileira Azeite Aperitivos e antepastos Entradas Orégano Sal grosso Tomate seco

Tomate Seco com Sal Grosso