logomarca cybercook

Torta capixaba

Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

Ingredientes (9)



Preparo

  1. Para cozinhar o siri, o caranguejo, o camarão, a ostra, o sururu e o badejo, faz-se refogados com cada um deles separadamente e retira-se todo o caldo, deixando-os o mais seco possível. Prepare um novo refogado com cebolas, alho, pimenta, azeite de oliva, azeitonas, limão e o palmito, deixando secar e ganhar consistência. Juntam-se os diversos refogados, mexendo até evaporar a água. Adiciona-se então o bacalhau desfiado para dar liga à massa. Deixa-se esfriar um pouco e mistura-se à massa 3 claras batidas em neve, às quais foram misturadas as gemas. Coloca-se a massa em uma panela de barro, leva-se ao forno, retirando-se quando estiver dourada. Enfeita-se com rodelas de cebola, fatias de ovos cozidos e azeitonas inteiras.
assim como acontece com a moqueca, é a utilização da única e verdadeira panela de barro, aquela executada há mais de 400 anos pelas paneleiras de Goiabeiras, Vitória-ES. Mas....se não tiver jeito....faz assim mesmo.

Vídeo recomendado

Você pode gostar...

Torta de Frango
Torta Capixaba
Torta capixaba
Arroz de Frutos do Mar
Torta de Sardinha Fácil
Torta de Frango com Fermento de Pão
⁠⁠⁠⁠

Comentários (1)

Carolina Entringer Pereira

Assim como a deliciosa Moqueca Capixaba, esta receita é uma das mais tradicionais da gastronomia capixaba, encontrada facilmente nos melhores restaurantes do estado do Espírito Santo. É muito comum e já faz parte da tradição capixaba o seu consumo na Sexta-Feira Santa, por se tratar de um prato à base de peixe e crustáceos, mas por aqui ninguém é doido de ficar esperando esta data para deliciar-se com esta maravilha culinária. Eu acredito que vocês, após provarem esta receita, também não agüentarão esperar tanto tempo para comer novamente a Torta Capixaba. Um detalhe muito importante na confecção da torta, assim como acontece com a moqueca, é a utilização da única e verdadeira panela de barro, aquela executada há mais de 400 anos pelas paneleiras de Goiabeiras, Vitória-ES. Mas....se não tiver jeito....faz assim mesmo.

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou:

Bacalhau Peixes e frutos do mar Tortas salgadas Camarão Azeite Lanches Alho Azeite de oliva Azeitona Badejo Carne de siri Coentro Ostra Palmito Receitas salgadas Sem Glúten Sururu Cebolinha