logomarca cybercook

Torta Capixaba

Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

Ingredientes (16)



Preparo

  1. 1.
    Esquente o óleo na panela de barro junto com o colorau.
  2. 2.
    Refogue no azeite, o alho e a cebola picada, acrescente o tomate e deixe refogar por mais alguns minutinhos.
  3. 3.
    Junte o camarão, cozinhando por três minutos.
  4. 4.
    Adicione o siri e o carangueijo desfiados, dexe cozinhar por mais alguns minutos, e depois acrescente o restante dos frutos do mar já pré-cozidos e o palmito;
  5. 5.
    Deixe cozinhar por 15 minutos, junte o coentro picadinho e acerte o sal e a pimenta-do-reino, ou qualquer outro tipo de pimenta a gosto;
  6. 6.
    Bata (na betedeira) 4 ovos (clara e gema), por uns 5 minutos, até formar um creme amarelado espesso, acrescente metade desta mistura ao refogado e deixe cozinhar por mais 5 minutos.
  7. 7.
    Os ovos mexidos têm uma função importante na torta capixaba: eles dão a liga, deixam mais firme na hora de partir.
  8. 8.
    A mistura pode ser colocada num pirex ou na tradicional panela de barro. acrescente a outra metade dos ovos batidos, espalhe no refratário (ou na própria panela de barro), decore com rodelas de cebola e as azeitonas para decorar.
  9. 9.
    A torta capixaba é levada ao forno pré-aquecido. Depois de 30 minutos, está pronta para servir.
  10. 10.
    Colegas, a Torta pode ser feita só com bacalhau, camarão e palmito, e tb fica muiiiitttooooo boa. Lembrando que o óleo e o colorau podem ser substituídos pela tintura de urucum!!!

Vídeo recomendado

Comentários (3)

Barbara Alves

Super facil, amei e todos aqui em Casa gostaram muito, obrigada plea receita

Haydee Rodrigues

Gostei muito da receita, já conhecia, porém, sem o acréscimo dos ovos batidos na mistura , de fato dá mais consistência. Deliciosa! Fácil de fazer. Só acrescentei umas gotas de limão no palmito, para não ficar escuro.

ALINE NEME

Vitória - ES, uma ilha bem aconchegante, e com uma culinária extraordinária e rica, baseada em frutos do mar. Uma dessas delícias é a nossa Torta Capixaba. Então resolvi compartilhar com minhas novas comadres a receita dessa maravilha. Podem ter certeza de que não vão se arrepender em fazê-la!!!!

Bacalhau Peixes e frutos do mar Tortas salgadas Camarão Azeite Lanches Alho Azeitona Caranguejo Carne de siri Coentro Colorau Ostra Palmito Receitas salgadas Sem Glúten Sururu Pimenta do reino